03 abril, 2011

1161 Problemas

querido blog:
nesta manhã esfumaçada (mas o Sol já vem saindo) de, otherwise, preclaro domingo, penso em numerologias.

.a. tem editores que se recusam-se a aceitar como título de um artigo um número, por exemplo, "20 milhões de empregos", ou "111 Ais", "234" e "99 Corroíras Nanicas". no primeiro caso, eu teria envolvimento na aventura. no segundo, algum editor mais tolerante publicou três livros, com esses títulos, e a autoria do festejado contista Dalton Trevisan (ver Wikipedia).

.b. tem pilhas de simetrias numerológicas das quais, volta e meia, refiro uma ou outra das que chegaram a minhas retinas tão fatigadas (epa!). por exemplo, zero cinco, zero cinco, dezoito, dezoito, ou 05.05.1818 é a data de nascimento de Karl Heinrich Marx.

.c. quer outra? 1883 é a morte lá dele, dia a indagar, ao mesmo tempo é a data em que Bertrand publicou, naqueles "anais das estradas de ferro" seu paper sobre o equilíbrio na indústria de oligopolistas que reagem às variações dos preços dos colegas.

.d. quer outra? 1838 é o lançamento na mesma revista do artigo de Cournot, que fala sobre o mesmo assunto, mas jura que os oligopolistas reagem mexendo nas quantidades.

.e. não quer outra? tenho observado este ponto nas minhas andanças (trôpegas) literárias e juro que vários autores, em que destaco Machado de Assis e Érico Veríssimo praticamente não usam números, preferindo os numerais. eu, na condição de economista (trôpego), jurei que sempre iria:
i. escrever "de zero a nove"
ii. e "de 10 a mais".

.f. o Brasil enfrenta 1161 problemas, pelo menos. pelo menos 1883 meninos de rua, pelo menos 1838 mortes de atropelamento transitório, abortos desassistidos, infanticídio, pedofilia, pilhas, pilhas, pilhas de irregularidades. são tantas que teremos que esperar 1.000 (hum mil? hahaha) anos para vê-las resolvidas.

.g. em compensação, o Brasil ainda terá que esperar 1161 dias, a fim de poder ver em seu sagrado território nacional... tchan, tchan, A COPA DO MUNDO. diz, pelo menos, a capa de hoje de Zero Hora.
DdAB
p.s. a imagem da seleção veio deste site (que vi superficialmente e gostei da legenda de hoje, homenageando o ex-vice-presidente da república José de Alencar, recentemente falecido). abcz.

Nenhum comentário: