26 janeiro, 2011

Cidadania Brasileira: R$ 23

querido diário:
tempos atrás, revelei-te que, no momento eleitoral do referendum sobre armas, e o mensalão e aquilo tudo, fui declarado em desobediência civil. tempos atrás, ao querer meu passaporte para o pós-doutorado em Berlim, tive que pagar multa, a fim de voltar a ser cidadão brasileiro no gozo de todos os direitos políticos, que me teriam sido cassados por causa do absenteísmo eleitoral. depois daquilo, em mais duas ou três eleições (prefeitos, governadores, presidentes, pilhas, pilhas e mais pilhas de cargos ultra-bem-remunerados, até demais), mantive-me abssente. quando achou-se que havia um efeito roldão e a senadora (estava licenciada, agora segue com seus estipêndiozinhos) Marina da Silva podia inviabilizar a vitória do lulismo no primeiro turno, cheguei a dirigir-me à Av. Padre Cacique, 1492 (ano da chegada do invasor Colombo às Américas), Justiça Eleitoral.

queria recadastrar-me. não pude: réprobo é réprobo e, se não votou no primeiro turno, agora -que é bom- não pode votar. está cassado. pois hoje, despendendo a modesta cifra de R$ 21,00, voltei a credenciar-me ao exercício pleno da cidadania. inclusive tirar segunda via do passaporte emitido pela Polícia Federal, uma via crucis muito do desagradável. ser obrigado a votar é uma barra, ser obrigado a prestar serviço militar é outra, ser obrigado a exibir documentos que provam que eu sou eu mesmo, tudo isto é uma vergonha. passaporte: se vivêssemos mesmo na brotherhood of men lenninista (de John Lennon, não me interpretem mal), não teria que tirar passaporte nenhum para ir a lugar nenhum. e se fosse, como fui a Montevidéu há três anos, não seria assaltado, como fui naquelas paragens.
DdAB
a imagem veio de http://www.cavalleriatoscana.com.br/site/index.htm. poderia ser gente dos 1% mais pobres do país. mas não é!!! aquele cavalo leva jeito de ter um nível de despesas pessoais (mensuradas em quantidades monetárias) muito acima de, talvez, 80% da população brasileira.

2 comentários:

Tania Giesta disse...

Duilio:fico feliz em saber que REadquiriste o direito ao VOTO , isto é o exercicio pleno da CIDADANIA, e o que é ser CIDADÃO?
- numa perspectiva utópica, ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, `a igualdade, é votar e ser votado, ter participaçao na sociedade, ter direito à educação, ao trabalho, ao salario justo,à saude,a uma velhice tranquila.Ser cidadão varia no tempo e no espaço, ha diferenças em ser cidadão na Alemanha, nos Estados unidos ou no Brasilnão apenas pelas leis mas pelos direitos e deveres de cada nação.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, Taninha:
bem vinda de volta. maravilhoso comentário. vou transcrevê-lo para a postagem de amanhã (rsrsrs), pois é maravilhoso. e, estando lá, poderei acessá-lo de outras maneiras, pois é uma agenda de trabalho na teoria da escolha pública!
DdAB