10 fevereiro, 2010

Les Halles e von Neumann

querido blog:
estilo "querido blog" é assim mesmo: relatos personalizadíssimos sobre experiências pessoais. falta de objetividade para julgar situações que não espelham relações contábeis. é o caso, por exemplo, da agora insofismável pronúncia (como nunca terá deixado de ser) do Forum Les Halles (leále). ao fundo dele, forum, vemos a Catedral de São Eustáquio. gótica, linda, fechada para reforma.

a Igreja Católica está mesmo precisando de uma. um menino de rua disse-me que, se os padres fossem casados, as mulheres tomariam conta deles mais eficientemente do que o atual sistema. anuí.

se eu errei ao julgar a Igreja Católica, que também viabilizou a Catedral de Notre Dame de Paris, e -mais sério ainda- errei a pronúncia de Les Halles, que dizer do erro que já apresentei aqui, amado blog, da pronúncia de John von Neumann, que deduzi ser "vonneuman" e era mesmo, provavelmente, "fon nóiman". errare humanum est, vivo dizendo. e traduzindo por "erraram há um ano no leste."

melhor tradução é a de Carlos Drummond de Andrade: libertas quae sera tamem por liberta que serás também. até hoje indago-me quando é que pintará essa libertação. cheguei a pensar que a vitória é libertar dos Estados Unidos e hoje entendo que precisamos é libertar-nos dos políticos, isto é, dos ladrões.

diz um livrinho de turisno em Paris que o povo não gosta dos arcos de Les Halles. uma vez que eu não me atreveria a duvidar do povo de Paris, duvido é da fonte. acho que o inglês que escreveu aquele blim-blim-blim é que estava errado. e por falar em arquitetura, o Musée Quai Bray oslt é algo espantosamente maravilhoso. assim, são pelo menos três momentos importantes em minha vida na cidade em que os comunistas detiveram o poder por uns tempoinhos, fracassando anyway:
.a. o Museu Gerges Pompidou
.b. a Cidade da Ciência
.c. o Musei Cais Bray oslt.
DdAB
DdAB

2 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

...Paris...
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, docinha:
Paris, Recife e Olinda! dá uma olhada na postagem que farei em instantes.
DdAB