09 julho, 2009

Idade Avançada

querido blog:observo estupefato a nova fonte de meu ódio contra a humanidade, ou seu antídoto, sei lá. por ódio à humanidade, devemos entender ódio a pensamentos emergentes de cérebros humanos, como é o caso da tempestade cerebral fotografada há 115 anos...

falo da anunciada reportagem de capa de Carta Capital do dia 8 pretérito. eles discutem o envelhecimento da macacada e acham-no um sério problema. ou seja, acham que o bom mesmo seria a negadinha viver menos, pois isto criaria problemas menos terríveis às contas públicas. realmente é preciso sofrer do que o rapaz da maior tumba de Highgate chama de "fetichismo das mercadorias". no caso é até pior, pois não sei bem nem o que estas pessoas estão clamando que é ou deve ser trocado. trocar anos de vida por equilíbrio fiscal? estou estupefato com a incapacidade desses adoradores de mercadorias em analisarem, isto é, colocarem as partes à parte na questão.

o teorema fundamental do PIB, como sabem os meninos de rua de Porto Alegre, assevera que 100% do PIB são infinitesimalmente iguais ao próprio PIB. isto significa que se os velhos ganharem 99% do PIB ainda sobrarão 1% inteirinhos para os não-velhos. e vice-versa, ou 49-51, ou fifty-fifty. e o que quer que seja. o que os meninos de rua não entendem é porque que tudo que é menino de casa fetichista tem direito de ir ao Beto Carreiro e à Disneylândia e eles apenas ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (ou melhor, na esquina dele...).

uma importante implicação para a implementação da política econômica que podemos derivar deste tipo de abordagem à questão do bem-estar humano é que eles estarão pensando em resolver o problema por meio da criação de programas de saúde pública que reduzam a idade média da população mundial. estou estupefato!
DdAB

Nenhum comentário: