29 julho, 2009

Anistia para a Hipocrisia

Querido Blog:
Os supereróis são ultra-necessários na atual quadratura da vida política brasileira. Tão desesperadora é a situação que iniciei esta postagem dias atrás e pensei que talvez não devesse fazê-la, pois recomendo simplesmente que esqueçamos todos os roubos e furtos que nossos admiráveis políticos vêm praticando desde, pelo menos, o ano de 1947, quando tomei a liberdade de nascer.

procurei no Google Images a expressão "sicofanta", pois espanta-me a irresponsabilidade dos políticos brasileiros: sicofantas. mas penso no jogo dinâmico, buscando -no passar do tempo- alento para não dar-me por vencido. um dia, viramos o país e conseguimos iniciar as bases da sociedade democrática.

os políticos são falsos, talvez haja um ou outro cujo papel é apenas o de confundir a opinião pública com seu jeitinho honesto. talvez, eu disse, duvido muito.

uma saída é deixarmos tudo como está e começarmos a planejar a representação política a partir de 2010 ou 2011 (ou até mais) sem roubos, sem assaltos ao erário, sem nepotismo, sem autoritarismo. ou seja, todos já sabemos bem as trepolias de Sarney, Collor, Jader, Prisco, Quércia, Simon, Padilha e equivalentes. mas pensar em puni-los é perda de tempo, pois não conseguiremos. devemos, ainda assim, ficar de olho neles e obrigá-los a nos concederem:
:: voto voluntário
:: voto distrital
:: permissão de apenas uma reeleição para cada cidadão em seu ciclo de vida
:: lei do orçamento (e sua universalidade): execução estrita (nada de emendas)
:: e por aí vai.

é inconcebível que eu, como cidadão, tenha que saber que o telefone 198 atende apenas a motoristas envolvidos em acidentes com sangue e o 196 atenda apenas aos que não sangraram.
DdAB

Nenhum comentário: