17 janeiro, 2011

Universos finitos e o giro da rosquinha

querido blog:
.a. acabo de constatar que as pessoas que nasceram, na semana passada, na segunda-feira, são mais velhas do que as que nasceram ontem. mas - se generalizarmos, pois os dias da semana compõem um universo finito - as que nascem no sábado são sempre mais velhas do que a que nasceu na terceira segunda-feira de 1492 anos atrás, se é que nasceu alguém naquele dia antigo, da Idade Antiga, dos primórdios da Idade Média..

.b. e quem mesmo foi que disse que quem nasceu em 1947 é mais velho do que quem nasceu ontem? isto, claro, depende da direção/sentido da seta do tempo, mais ainda, da precisa datação de todos os eventos. problemas, pois o próprio universo amplo (o conhecido e infinitos outros que podem existir) terá lá seus problemas com a recomposição do tempo no hiperespaço E(t, m, d), com e sendo energia, t, tempo, m, matéria e d, espaço.

.c. neste caso, quem gira mais, o carinha que viajou 180, o que viajou 360 ou o que viajou 3 milhões e 60? pergunta retórica, resposta rápida: sei lá.
DdAB
procurei nas imagens do Google apenas "universos finitos" e achei isto aaa-qui! esta rosquinha poderia, em outras dimensões, conter-nos...

Nenhum comentário: