26 maio, 2015

Jornadas Literárias de Passo Fundo e o Planeta


Querido diário:

Entre os dias 11 (terça-feira) e 15 (sexta-feira) de agosto (repetição de datas das jornadas de 1981) do presente ano, estarei realizando uma Jornada Literária em Passo Fundo. Todos são convidados. O local será a mesa de uma lanchonete da cidade de nome ainda a ser divulgado.

Fiquei entusiasmado com a possibilidade de criarmos algo realmente popular, em que patrocinadores e seus beneficiados sejam sumariamente demitidos e que o povo crie a ordem anárquica a partir do sentimento de repulsa contra a corrupção que grassa na sociedade brasileira contemporânea. Longe de mim sugerir que os dinheirões que circularam nas jornadas oficiais (aqui) originaram ou originaram-se de malfeitos. O que propomos, o Planeta 23 e eu, é que não nos atemorizemos com a falta de dinheiro. Ou melhor, tenho a benévola benção de viver de "proventos da aposentadoria", o que me permite ir a Passo Fundo, lá ficar durante cinco dias e voltar. Quero dizer, com todas as contas pagas...

Em compensação, segunda-feira que passou o jornal Zero Hora, em sua página 4 correspondente à seção "LEITOR" publicou a seguinte conclamação, a propósito do cancelamento da tal jornada por falta de patrocinadores, isto é, $$$:

COMENTÁRIOS
JORNADA DE LITERATURA
   Podemos fazer a Jornada de Passo Fundo sem patrocinadores. Eu me proponho a coordenar uma mesa sobre Ulysses em lanchonete da cidade planaltina cujo nome será divulgado oportunamente.
DUILIO DE AVILA BERNI
Aposentado - Porto Alegre

Isto é tudo!

Mas tudo não acaba com tudo. Amanhã comentarei algo que acabo de ler no jornal de hoje sobre a "fiscalização [do leite] é rigorosíssima no Rio Grande do Sul [...]". Logo eu lendo isto, eu, logo eu, que devo ter bebido alguns litros daquele produto com soda, formol, amônia, três pontinhos.

Isto é tudo? Em minha opinião, é! Ou seja, o fim, o fim da picada. Parece-me que conspurcar "o leite das crianças" com os produtos que indiquei no parágrafo que nos antecede é ainda um vexame nacional maior que aqueles 7x1.

DdAB
A imagem é do site das jornadas. Dada a encrenca da possibilidade de cancelamento, achei oportuno colocá-la plantando bananeira.

Nenhum comentário: