03 dezembro, 2011

Novo Marcador: TER Equilíbrio

querido blog:
hoje começo a dar nome específico a postagens que se relacionam com a teoria da escolha racional, o postulado da racionalidade e a relevância do conceito de equilíbrio para a estruturação da teoria econômica. a primeira história runs as follows. estava eu sentado na sala, lendo Azimov's New Guide to Sciences, quando tropecei na palavra "slit". eu a conhecia da descrição do tempo: nem chuva nem neve, mas caindo do cosmos ao chão do planeta. mas este sentido não dava sentido à frase que li. na p.58, Azimov explicava o experimento de Joseph von Fraunhofer em 1814 que levou à invenção do espectroscópio.

levantei-me, fui ao escritório pegar o dicionário e à medida que ia voltando já ia procurando o que queria. aí observei que a cortina, deslocando-se ao ritmo do vento, praticamente caía dentro do aquário. prendi-a, protegi-a. comecei a busca por slit já pegando osalegados 20% finais, pois sei que "s" não está "no começo". na primeira tentativa, caí em self-registering. foi uma boa tacada, não é?

voltei a sentar-me no sofá e achei o que é slit: fresta, fenda, algo assim. feita entre duas ou mais chapas de metal. mas não é este meu tema. nem o aquário, nem o sofá. que queri dizer então? que agi racionalmente o tempo inteiro. tinha um objetivo em mente: "investigar palavra importante para compreender o assunto". no livro de Mesoeconomia, diz-se a certa altura que o dicionário é o melhor amigo do homem. e que a passagem da condição de júnior à de sênior reside na capacidade de identificar -num relance- a diferença entre o termo técnico e o termo de um padrão de fala mais refinado.

o fato de ter um objetivo em mente e estar-me esforçando para alcançá-lo não me impediu de cometer erros. o primeiro foi o "self-registered", ao invés de ir direto ao "slit". apenas após três ou quatro tentativas é que cheguei ao termo desconhecido. ainda mais, aninhei outro objetivo inesperadamente: salvei a cortina de molhar-se  os peixes de serem sufocados por ela, sei lá. mas fui voltando, voltando e retornei à leitura. muito boa, por sinal. outro dia falarei mais sobre método e usarei uma passagem ultra interessante deste mesmo livro. ao lê-lo fico entendendo que conhecer a história da ciência é praticamente tão importante quanto conhecer a teoria.
DdAB
fonte da imagem: aqui.

Nenhum comentário: