27 abril, 2010

CAPACIDADE DE CARGA E O QUATRILHÃO

Querido Blog:
Em outubro de 2010, segundo a Wikipedia em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o_mundial), o planeta Terra terá sete bilhões de habitantes e, em 2070, terá
avançado para 26 bilhões. Os numerólogos já diriam: 10.10.10. E os jornalistas emendariam: a população de 26 bilhões é 10! E, se fosse mesmo 10, então os sete bilhões seriam 3,7, não é isto?

Se nascesse um habitante por segundo, seriam necessários 222 anos para vermos os sete bilhões encordoados, e 602 anos para acrescentarmos os 19 bilhões da chegada em 2070. E que aconteceria, se nascesse 1 terráqueo por segundo durante 32 milhões de anos? Teríamos um quatrilhão. Este quatrilhão seria alcançado com o crescimento de 7,1% a. a., ou seja, dobrando a cada 10 anos, em nada modestos 500 anos. Acho que nem a renda pode fazê-lo, pois a capacidade de carga do planeta não permite tal delírio nem com tecnologias ainda completamente desconhecidas. E se essa macacada toda se concentrasse em Porto Alegre, seriam 2 milhões de habitantes por metro quadrado. Cá entre nós, é muito aperto (diz um astrólogo que conheci que foi uma reunião entre amigos deste tipo que gerou uma pressão equivalente à força explosiva do Big Bang...).

Um troço que cresce a 7,2% ao ano (ou, mais rigorosamente, a 7,1773462%) dobra a cada 10 anos. Neste caso, se cada grupo de 100 mulheres decidisse estraxinar o planeta, e terem 7,2 filhos por ano durante 175 anos, elas gerariam 1 quatrilhão de pimpolhos. A Toyota que, pelo que li num cantinho, produz 10 milhões de automóveis por ano, vê uma dessas armas de destruição em massa surgir a cada três segundos. Ou seja, é carro prá burro e criança prá caramba do mesmo jeito. Parece que não cabe, né? Para acomodar um quintilhão ou números igualmente fantasmagóricos é necessária a conquista de outros planetas ou, o que acho mais provável, a construção de naves aos magotes.
DdAB
tuíter 1: ao buscar minha ilustração de hoje com "quatrilhão", achei interessantes os ônibus londrinos mergulhados em não-sabia-bem-lá-o-quê. fui ao site buscar a imagem. e achei a postagem tão interessante, tão análoga (e, ainda assim, tão mais interessante...) àquilo em que eu estava pensando ao falar na capacidade de carga do planeta Terra que recomendo a viagem (clicar aqui) para acessar o site: http://cybervida.com.br/a-quantidade-de-dados-processada-pelo-google-e-sua-equivalencia-em-arroz.
tuíter 2: por falar em arroz, a fábula da recompensa em grãos ao inventor do jogo de xadrez (crescimento de 100% a cada período, ou melhor, a cada célula do tabuleiro) é 2^64 = 18.446.744.073.709.600.000, ou dezoito vírgula quatro quintilhões.

2 comentários:

Sílvio e Ana disse...

Obrigado, Duilio. Peguei alguns números daqui para fazer uma fezinha na mega sena.
(Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

queria ver é se fizessem uma pilha de quatro trilhões de pecinhas de xadrez em cima de teu minguinho!
DdAB