17 abril, 2010

Brasília e a Comédia dos Erros

querido blog:
desconheço autor de blog, poeta, escritor, ciclista, jogador de futebol e outras aplicações do tempo de vida humano que não tenham citado William Shakespeare. eu o faço hoje com "brasília", que seria uma corruptela de "brasina da ilha", uma encrenca dessas, certamente se direcionando à semântica da "terra de ladrões". pois a comédia dos erros não é de Shakespeare nem minha, mas de Zero Herra, o jornal que leio quando me encontro em Porto Alegre.

hoje, na p.5 do "Caderno Cultura" tem uma reportagem ofensiva. vejos uma garota lá de seus 48 anos de idade muito sorridente, declarando ser a primeira a ter registro de nascimento na capital do rent seeking nacional. pois não é que o cliché diz o seguinte? "Jussara Maria Oliveira Santos, 59 anos, nascida em Brasília". achei ofensivo atribuir a uma mulher de cerca de 48 anos de idade a cifra de 59 anos. quer prova? leia mais abaixo: "Jussara Maria Oliveira Santos completa 50 anos em 26 de abril de 2010." não precisei tornar-me detetive particular para deduzir que não eram 48, como julguei, nem 59, como o jornal gaúcho difamou.

em 1960, eu recheguei ao Rio Grande do Sul, vindo de Mato Grosso, acompanhado de quase uma dezena de entes queridos. digo "recheguei", pois chegara em 1947 pela primeira vez, como andei revelando em meus escritos de "Vida Pessoal" há pouco tempo. independentemente de minha chegada, semanas depois, Brasília seria inaugurada. morando em Jaguari, andei lendo obras seriadas, como o Pererê e o Bolinha, em que podíamos divisar: "1960 - ano de fundação de Brasília". claro que achava estranho aquele "de, de". eu queria "ano da fundação de Brasília", peso que carrego até hoje, o de diferenciar artigos de acessórios...

para me não tornar excessivamente coloquial, vou dar um toque de economia política nesta postagem (ainda que não lhe reserve o marcador correspondente). em 1960, o Brasil apresentava o menor índice de desigualdade na distribuição da renda (Gini de 0,49) de todos os registros disponíveis. depois, o progresso, a urbanização, a fundação de Brasília, o sindicato dos ladrões, tudo o mais, contribuíram para uma escalada ascendente (teria "escalada descendente"?) deste índice, culminando, nos anos 1990 com um valor de 0,65 oslt. sem esquecer que, em virtude deste índice de Gini, foi libertado o governador agatunado (?), senhor Arruda. pode?
DdAB

3 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Oi Garoto!
Pior é que pode.
MdPB

Anônimo disse...

Será que posso esquecer meu papel de cientista e dizer que tudo isso é derivado do fato de o Brasil ter sido povoado por ladrões e pr...

Alias, acho que é muita ofensa contra as profissionais do sexo serem comparadas com os ladrões de bbrasília.

Mesmo que eles sejam verdadeiramente filhos da mãe

DSC

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

ei, Daniel: acho que esta variável ecológica (povoamento por ladrões) tem tudo a ver com a análise social aplicada... meu consolo é que, mesmo sendo incapaz de mudar o país, entender que há três antídotos aos maus nascimentos: voto voluntário, voto distrital e parlamentarismo.
DdAB