15 abril, 2010

choque de gestão

querido blog:
falar em choque de gestão numa terra (Porto Alegre) em que um jovem de 20 anos de idade é eletrocutado pelos governantes pode parecer coisa da China. esta, com suas oito mil condenações à pena de morte anualmente, qualifica-se como do clube dos malvadeza-durão, na linguagem de Zé Kéti. em Porto Alegre, a placa que acima estampo (e referencio abaixo) fez falta.

faltou competência para o governo, houve desencontros entre o estadual e o municipal. os governantes ou são eleitos, cabendo a investidura no cargo como antídoto a qualquer possibilidade de que se faça justiça, ou são nomeados pelos eleitos, os populares CCs, ou seja, detentores de cargos em comissão. ou seja, levam o cargo e suas investiduras e ganham comissão pecuniária por isto. nada falamos sobre choques de gestão.

claro que o primeiro item para o choque de gestão é a profissionalização da administração pública neste intrincado país. não quero dizer que um juiz profissional deva ter cargo hereditário (como, lamento reconhecer, tem) nem que um funcionário público ganhe R$ 27.000, num país de renda per capita de, digamos, R$ 1.000 por ano! ou seja, 12 x 27 vezes mais do que o brasileiro médio.

o segundo item para o choque de gestão é acabar com as diferentes instâncias de atendimento do público: secretaria dos transportes, secretaria da elergia, secretaria do presídio. cidadão deveria ter o direito de falar com um funcionário público que deveria responder por todas as frentes de atrito entre o primeiro e o governo dos homens.
DdAB

http://www.fisiostore.com.br/images/product/SINA-220BC_298.jpg

Nenhum comentário: