24 dezembro, 2008

Ex-PFL Contra Pulgas das Rugas de Dilma

Dear Mr. Blogger Man:
Não sei de onde veio esta ilustração do disco d'Os Titãs, em 1984, ou 3, ou 2, ou 5 ou 6 sei lá o dígito, a década, a galáxia. O fato concreto e insofismável é que ele -disco- fala em "pulgas que habitam minhas rugas". Foi nisto que pensei ao saber que o jornalista de afamado blog intitulado Roberto (era Ricardo?) Noblat informou a seus leitores que a Ministra Dilma Rousseff operou-se de umas rugas que a habitavam há alguns anos na santa cidade de Porto Alegre. A ministra, como sabemos, teve sua casa invadida por uma escola de samba, no tempo em que o Econ. Miguel Bodea por cá circulava, induzida -a escola- por ele -Miguel. O Noblat, de quem eu já ouvira falar, chegou a meu conhecimento -a notícia, digo- por meio do jornal que insisto em chamar de Zero Herra. Quanto tempo ela deverá comportar-se antes que eu lhe retire o afetivo epíteto? Vejamos o parágrafo 3 desta postagem natalina.
Parágrafo 2. Esta postagem receberá o marcador de "Economia Política", pois pensei que o título "Ex-PFL etc." poderia ser de algum proveito para o próprio jornal. De fato, antevejo que o Ex-PFL, assim chamado pela divertida revista semanal "Carta Capital", reclamará na próxima sessão do Congresso Nacional (ambas as súcias, digo, casas, câmara alta e câmara baixa), vai interpor um mandato de segurança, um troço destes, requerendo explicações: quantas pulgas havia, será que elas -operações- serão pagas com o dinheiro público, por que Dilma escolheu Porto Alegre e não Salvador da Bahia etc.. O ex-PFL é um partido tradicional de direita, um deus-nos-acuda irresponsável defensor de oligarquias de todos os quilates, com ladrões de quilos e quilates do que quer que seja que tenha valor de mercado.
Parágrafo 2bis. Faz-se acompanhar este inteligente partido de todos os outros que hoje em dia grassam na mesa do brasileiro, ou melhor, quero dizer, você está entendendo onde quero chegar, não é mesmo? Seja como for, aparentemente esta dupla PSDB-ex-PFL é da pesada, hoje em dia menos do que ayer, pois não está no poder. Aliás está no poder do Rio Grande do Sul, este clube da baixaria institucional, que desprezou meu conselho dado ao Secretário Aod Júnior: crie 1.000.000 de empregos na Brigada Militar e você nunca mais perderá eleições. Ele (quem?) replicou: o ex-PFL taria afim de gerar empregos mesmo apenas para a família Borhnaushenh e a família do Estreito Magalhães.
Para concluir, falando em inconseqüência e irresponsabilidade das elites, e da revisão de originais de Zero Herra, devemos falar em sua p.19 do jornal do dia 22 de dezembro, uma segunda-feira. Como não me chamo Noblat, não me sinto comprometido a dar notícias no momento em que elas ocorrem. Ainda assim, faço-o até uns dias antes (como é o caso da antecipação das ações que imagino serão tomadas pelo ex-PFL à propos o caso Pulgas da Titã Dilma). No artigo "A História Poderia Ser Outra", o senador Paulo Brossard de Souza Pinto, ou o que resta dele, ou aquilo em que ele se transformou, paladino da direita, falou uns troços sobre Rui Cirne Lima, o Ato Institucional número 5, de Costa e Silva (o tio da Maria Imilda, as far as I know) e outros. Penso que o grande problema que Brossard enfrentou em sua vida pública foi o de não ter sido eleito presidente da república, diretor da ONU ou mesmo o primeiro capitão-tenente da Federação Galáctica. Qual a probabilidade de ele, num desses cargos que cito, criar
.a. o banco central universal
.b. a taxa tobin universal
.c. a brigada ambiental universal?
Seja como for, o que ele disse foi: "Perca-se a honra, mas não se perca o botim." Zero Herra não revisou os proventos, digo, os textos do jurista? Sabe-se lá o que se passou. Botim, diz o dicionário: [De bota1 + -im.]S. m. 1. Bota1 (1) de cano curto, o qual termina logo após o tornozelo. E manda ver: butim: S. m. 1. Despojo do inimigo, de que o vencedor se apropria; saque, pilhagem. 2. O produto de um saque, de um roubo: "Como fortuna de jogo ou do narcotráfico, como butim ou herança eventual, aquele é um tipo de dinheiro que pede para ser esbanjado." (Chico Buarque, Benjamim, p. 92.) 3. Produto de caçada. 4. Pop. Proveito, lucro.
Ou seja, ainda se escreverá uma novela que rolará assim: um sargento-tenente da Federação Galáctica foge do regaço da amada esquecendo o colete e os botins. Seu pai pilha, a Rádio Farropilha empilha, o tenista saca e o Banco Central, como sabemos, compensa o saque, uma vez que exerce papel de banco dos bancos, botim dos botins e, finalmente, butim dos abotinados, os soldados a soldo de Costa e Silva, Ildo Meneghetti e, claro, seu secretariado. É Natal!
DdAB

Nenhum comentário: