04 novembro, 2014

What is on a man's mind segundo Érico Veríssimo


Querido diário:

Tenho a comentar nestes escritos três eventos separados por muitos anos cada um deles. O mais recente é o que estou escrevendo agora...

O de nível intermediário também exibe minha pessoa como protagonista. Lá por volta de 1972, algo assim, ganhei de presente um "póster" (como se dizia então) que vemos na ilustração da postagem de hoje: what is on a man's mind. Trata-se de uma imagem pública, mas que encontrei em um site adiante referido e muito interessante. É divertido e sempre fico a dever-me estudar mais a origem e desenvolvimento deste tipo de gravura: atira no que viu e recolhe o que não viu. A mais velha que conheci era de Carlos Estêvão (aqui), legitimamente chamadas de "as aparências enganam": pura ilusão de ótica gerando, entre o original e a distorção, situações inomináveis.

O terceiro nível está comigo desde pelo menos desde o final do inverno deste ano. Mas foi plantado há muito mais tempo. Falo do romance "O Resto é Silêncio", de Érico Veríssimo, publicado em 1943 e que li/reli/relili naquele agosto que já se faz longínquo nos dias que correm. A rigor, Freud não teria capturado o completo conteúdo da missa. O capitulo 35 tem seu iniciozinho na p.342 da edição Globo de 1981 e diz:

Em certos círculos costumava-se dizer que se abrissem a cabeça de Aurélio encontrariam dentro dela principalmente duas coisas: uma mulher despida e o último modelo de automóvel. Era uma maneira um pouco rude mas assim mesmo expressiva de determinar as preocupações dominantes do rapaz.

Achei interessante não tanto a capacidade de um automóvel caber na cabeça de um rapaz, mas principalmente a imagem que foi incorporada por algum europeu tantos anos depois.

DdAB
P.S. a imagem veio daqui, um site interessante cheio de "optical illusions", como ele diz. Aqui postei uma ilusão destas um tanto mais circunspecta, acompanhada de um texto maravilhoso de Mario Bunge e variações desabotinadas de minha própria autoria. E a enciclopédia está aqui.

Nenhum comentário: