05 maio, 2019

Marx e Certas Datas Comemorativas


O texto "Segue-se logicamente que hoje se completam 201 anos do nascimento de Karl Marx!" publiquei-o hoje no Facebook. Karl Heinrich Marx, que faleceu em 18 de março de 1883.

Então temos:

1818 - nascimento de Karl Marx, criando precedentes numerológicos para o número 18 e seu final 8

1838 - Auguste Cournot publicou seu paper sobre a formação do preço (e da quantidade) num duopólio de custo marginal nulo. Como bem lembramos, a turma costuma chamar o equilíbrio de Nash de Cournot-Nash, pois dizem que tá tudo explicadinho no artigo de 1838. A este arrazoado, prometi no bar levar uma obra (inédita?) de Aristóteles em que mostra exatamente o que é o equilíbrio de Nash num dilema de prisioneiro. O ajuste se dá por meio das reações com as quantidades vendidas.

1883 - falecimento de Marx, como acabei de referir. E também o ano em que Joseph Bertrand publicou seu artigo de resenha bibliográfica em que mostra a solução de equilíbrio (de Nash) em outro duopólio em que o ajuste se dá por meio da reação nos preços.

Em resumo, eu conhecia de cor essas datas de 1838 e 1883 por causa dos teoremas de Cournot e Bertrand. Ao associar aquele 1883 com o passamento de Marx e o nascimento naquele 05.05, então pulei direto ao 18 18 e vi que tudo fazia o maior sentido. Segue-se logicamente...

DdAB

Nenhum comentário: