13 maio, 2019

O Ministro Moro é Mimimi


Então era mesmo golpe!

O Presidente Bolsonaro declarou, e o jornal ZH de hoje publicou, que o Ministro Sérgio Moro está cotado para receber -dele, Bolsonaro- uma indicação para a primeira vaga que surgir no supremo tribunal federal (o das lagostas e champanhas). Talvez fosse apenas mimimi, mas já sabíamos que "Juiz Moro é oximoro". Agora sabemos que foi golpe, que Moro foi aconchavado para ajudar a derrubar Dilma, para prender e arrebentar nas vésperas da eleição de 2018, o que favoreceu a eleição do velho Pocket.

Diz Zero Hora na capa da edição de hoje:

Capa:
COMPROMISSO PRESIDENCIAL - Moro irá para o STF na 'primeira vaga que tiver', diz Bolsonaro. Titular da Justiça e da Segurança deve ser indicado para o lugar do decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, que, em novembro de 2020, completa 75 anos, idade de sua aposentadoria compulsória.

Página 9:
Bolsonaro afirma que irá indicar Moro ao Supremo. MINISTRO DA JUSTIÇ assumiria vaga na Corte no finaldo próximo ano, quando o decano Celso de Mello atinge idade de aposentadoria obrigatória
Em entrevista ontem à Rádio Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que assumiu compromisso com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, de indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
-Fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver lá (no STF) [sic], estará à disposição. A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso e, se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir - disse Bolsonaro em entrevista ao program do jornalista Milton Neves.
[...]
Moro fui anunciado como ministro da Justiça no início de novembro do ano passado, poucos dias depois de confirmada a vitória de Bolsonaro no segundo turno das eleições.
[...]

Pois agora é que começa. No mural do Facebook de Jorge Ussan, lemos:

Até as carpas do lago do Palácio do Planalto já sabiam, mas agora é oficial: a recompensa do Moro é uma vaga no STF.
Foi Golpe sim.

Houve diversos comentários, inclusive de um finado amigo... Destaco o meu:

-Foi golpe!

Também destaco -tem tudo a ver com meu tema desta postagem- o da sempre vigilante Aniger de Oliveira:

-E crime.

E ela -Aniger- justificou seu julgamento sobre a seriedade do assunto reproduzindo o comentário de Robson Leite:

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Que podemos dizer? Aquele senador de então, o sr. Romero Jucá, disse a frase que virou provérbio. Iniciou dizendo ser necessário "estancar a sangria" provocada no patrimônio dos políticos pela operação Lava-Jato, coordenada -você já andou adivinhando por quem, né?- pelo mesmíssimo juiz Moro! E mais ainda: vemos no site G1.Globo (aqui):

Na sequência, Machado destaca que é preciso "botar o Michel num grande acordo nacional".
"Com o Supremo, com tudo", enfatiza o ministro.
"Com tudo, aí parava tudo", concorda Machado.

Que fiz eu sobre o artigo que meteria o jovem Moro na cadeia por, em média, 4,5 anos? Procurei no prosaico Google: "código penal art. 317". E que achei? Um site de respeito: aqui. Eu disse "meteria", pois seria mais fácil eu ganhar aqueles R$ 285 milhões da mega-sena de ante-ontem do que o Moro ir para o xilindró...

Foi golpe, sim!!!

DdAB
P.S. Tal qual mala de louco, pulei entre o blog e o Facebook. Acabo de escrever isto lá:  Ao ler o jornal hoje cedinho, fiquei estupefato com a notícia. Minha previsão sempre foi que Sérgio Moro nem termina o mandato como ministro. E, no caso, não viraria ministro... ou seja, ministro do executivo e ministro do judiciário (o das lagostas e champanhotas). E o que viraria o indigitado? Acho que vai direto para uma universidade média americana contratado como professor.
Mas apenas decidi documentar minha estupefação depois de ler a postagem de Jorge Maia Ussan (Foi golpe, sim!)e o comentário (E crime.) de Aniger de Oliveira. Moral da história, Moro não é totalmente moral e "juiz Moro" sempre foi, é e será mesmo um oximoro...

Nenhum comentário: