11 setembro, 2022

Elisabeth Regina: observações pessoais

Conheci várias gurias chamadas de Elisabete Regina, umas quatro só em Jaguary. E, por outro lado, um dia lá no antanho, lendo a lista de aprovados no vestibular da Universidade de Caxias do Sul, encontrei uma garota chamada de Doroti Malone (Dorothy Malone, *29.jan.1924; +19.jan.2018). E o jogador de futebol Alandelon (Alain Delon, *8.nov.1935), do Esporte Clube Vitória. Este jogador, a.k.a.Allan Dellon Santos Dantas, nasceu em Vila Velha aos 16 de fevereiro de 1979.

Elisabeth Regina é a Elisabeth II (*26.abr.1926; +8.set.2022). Ao nascer (!), era filha do Duque e da Duquesa de York, depois tornado Rei George VI, acompanhando-o a Rainha Elisabeth (Queen Mother, como dizem). A rainha- mãe foi mais longeva que a rainha filha, pois viveu quase 102 anos. A então futura rainha casou-se com o já Príncipe Phillip, que ainda ganhou o título de Duque de Edinburgh.

O Rei George VI ascendeu ao trono em 1936, pois Edward VIII, seu irmão, abdicou do trono britânico. Esta saída e a entrada tornaram Elisabeth Alexandra Mary a primeira herdeira na linha sucessória. 

Como sabemos, o late Mr. Andrew Glyn, meu inesquecível orientador do doutorado, era filho de um barão e presumo que tenha deixado o título em vida para seu filho do primeiro casamento Barão Miles Glyn.

Pois então. a Princesa Elisabeth casou com o Príncipe Phillip em 20 de novembro de 1947. Em 1952, ela ascendeu à condição de rainha e foi coroada em 1953.

Com meus pouco mais de quatro meses de existência, não fui ao casamento por falta de convite. O noivado foi proclamado em 9 de julho de 1947, agora sim, eu tinha um dia de vida e não pisei, por assim dizer, nos salões do festejo por razões óbvias.

Pois então II. Cometi meia dúzia de erros na postagem de 9.set.2022 que fiz no Facebook. Um quarto de dúzia, pelo menos, deveu-se a minha parca visão, dado que porto óculos de lentes vencidas (o que vou corrigir em breve). Primeiro, a legenda da foto que lá nos sucedeu e aqui nos antecede - vejo com o auxílio de uma lente de aumento é:  

A FAMÍLIA REAL - o Rei e a Rainha da Inglaterra, vendo-se também as duas princesas inglesas. [Elisabeth e Margareth, claro]. 

Segundo: então podemos formar uma linha do tempo com eventos selecionados:

1926 - nasceu Elisabeth.

1936 - seu pai tornou-se rei.

01946 - um ano que passou batido, com eventos que mereceram destaque no Anuário A Nação.

1947 - deu ensejo ao lançamento do Anuário A Nação correspondente ao ano de 1946.

Quem está na foto? O rei, a rainha e as princesas Elisabeth e Margareth. E quem eu pensei? Pensei? Apressei-me... Pensei que já fosse a Elisabeth casada com Phillip.

E que faço agora? Peço desculpas a minhas/meus leitor@s. E prometo fazer a consulta a@ oculista.

DdAB

P.S. Na postagem no Facebook, recebi o corrigendum de Claudio Medaglia e Luciano Feltrin.

2 comentários:

Anônimo disse...

Errare humanismo est😌

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Obrigado pela compreensão, anônimo.
DdAB