13 agosto, 2014

Três Notícias: 2 x 1


Querido diário:

Selecionei para comentar e vou fazê-lo três notícias de Zero Hora de hoje. O escore de 2x1 é que o baixo astral vence com dois gols contra o alto astral que fez um golzinho apenas.

Página 9 - baixo astral n.1 :: Em 2007, a Polícia Federal desencadeou uma operação policial para investigar uma quadrilha que "desviava verba destinada à compra de merenda escolar em Canoas." O sr. Eliseu Padilha, então deputado, depois apenas suplente desta sinecura e finalmente deputado novamente, lídimo representante da política brasileira contemporânea fora investigado. Bem lembro. O baixo astral é que nada se disse sobre a inocência dele -afinal, a suspeita da polícia poderia ter sido infundada. Mas não foi isto o que ocorreu. O deputado Eliseu Padilha, portanto, não foi inocentado, mas não será julgado, pois o ministro do STF "considerou a investigação nula por ter sido realizada fora do Supremo". Só bebendo. Mas já avisei: este sistema judiciário brasileiro é uma piada. Depois dei a sugestão: se houve ilegalidade da parte dos funcionários públicos encarregados da investigação, afinal não eram merendas de crianças?, as provas não poderiam ser declaradas inexistentes, mas os funcionários é que deveriam ser punidos por praticarem ilegalidades. Não me parece sensato, mesmo que o caso não fosse de merendas, esquecer as provas! Só bebendo.

Página 18 - baixo astral n.2 :: Entrou na moda as consultoras, no caso agora a do afamado Luis Paulo
Rosemberg, diz que Dilma tem maior probabilidade relativamente aos demais de se eleger, quando -diz ZH- "o cenário mais provável seria a 'continuidade da mediocridade'. O que me parece interessante é o seguinte. Lá para os clientes da consultoria, a opinião de seus contratados deve ser importante. Mas -associando esta ação à da do Banco Santander- o que fica é a sensação de que a própria Zero Hora tem interesse em ver publicadas as ofensas ao governo feitas nesta época de caça aos votos. Diz o jornal que a consultora diz algo assim: que Dilma "vai dispor de muito mais tempo do que os outros para 'alertar' a classe baixa de que a elite está tentando anular suas conquistas e trazer de volta um passado de dificuldades." Segue-se que devemos indagar: afinal, vai ou não vai? afinal, a elite quer ou não quer a manutenção do status quo?

Página 26 - alto astral :: anuncia-se que "Brasileiro conquista 'Nobel' da matemática". Eu já ouvira falar desta Medalha Fields, ambicionada pelos matemáticos ambiciosos com idade inferior a 40 anos. A medalha brasileira foi ganha por Artur Avila (parente afastado?), um carioca. Além desta medalha, houve mais dois rapazes e uma garota premiados. O alto astral são algumas declarações publicadas pelo jornal feitas pelo brasileiro: "Se eu estou envolvido em um projeto que está indo muito bem, trabalho o tempo todo. Agora, se estou meio perdido, o que acontece na maior parte do tempo, deixo a coisa rolar até aparecer alguma coisa, enquanto isso me ocupo com as atividades do dia a dia." Fiquei muito feliz, pois também me acontece algo assim: boa capacidade de trabalho de vez em quando e baixo nível de concentração most of the time. Só bebendo: champanha pelo parente e cachaça por mim mesmo...

DdAB
No pódio, a Medalha Fields retirada da internet, mas meio malhada.
P.S.: acabo de saber que Eduardo Campos morreu em um acidente de avião. Fico triste. Como não pensar em eleições? E, acrescento 12 horas depois da postagem, no Dia do Economista? "Agosto, mês de desgosto", diz um refrão gaúcho.

Nenhum comentário: