30 agosto, 2014

Ulysses: a verdadeira história da invenção do guaraná com laranja


Querido diário:

O marcador desta postagem, sendo "Escritos" e não "Besteirol" já é bastante suspeito, como o é o restante e a moral da história da esfuziante invenção do guaraná com laranja, com ou sem gelo. Tudo ocorreu mais ou menos assim, como contou-me um presidiário que se acoitara nas hostes dos cargos em comissão da prefeitura local.

Por volta dos tempos em que começaram a namorar, Severino e Severiana bebiam suco de laranja, a fruta ubíqua, como tal, abundante e, por isso mesmo, baratíssima ou até mesmo grátis. Severiana, para tristeza geral da família, teve um problema dentário muito sério, o que fez seu dentista, o dr. Darci Geraldo da Costa Vielmo, a encaminhá-la a tratamento em Porto Alegre, na Galeria Di Primio Beck. Assim que a dor de dente, adequadamente tratada, serenou, Severiana saiu a passear com sua prima Virtude (em grego, ἀρετή, areté). Foram comer torradas ("americanas", constava no cardápio de então) na Confeitaria Ryan, fazendo-se acompanhar de coca-cola adoçada com açúcar, que naqueles tempos ainda não haviam inventado os refrigerantes diet.

Só que a prima Virtude sempre pedia para colocarem uma rodela de limão em sua coca-cola, pois ela, ao ler "Ulysses", de James Joyce, percebeu que Buck Mulligan portava, juntamente ao espelho sobre o qual jazia um aparelho de gilete, um copo de coca-cola com gelo e limão. Como sofriam da garganta, Malachi e Virtude não usavam o gelo, o que criava um mistério adicional: para quem seria aquele drink, Stephen ou Leopold?

Ao ver aquele encaminhamento para o copo de coca-cola, Severiana começou a fazer o mesmo, ainda em Porto Alegre. Voltando a Jaguari, ela reencontrou Severino e foram comer torradas com coca-cola, mas só havia uma gelada e veio, ao invés da segunda garrafa da bebida americana, um guaraná da Brahma. Severiana colocou sua rodela de limão, Severino fez o mesmo, não gostou e ela sugeriu que ele usasse uma rodela de laranja. Ele o fez e estava inventado o novo blim-blim-blim que até hoje é usado em praticamente todas as naves do Império Galáctico.

DdAB
Imagem é de um blogdojj.com.br algo assim, que não consegui acessar, pois o acesso à foto foi-me dado pelo Google.

Nenhum comentário: