17 agosto, 2014

O Processo Eleitoral...


Querido diário:

Acabo de ler a Carta Capital da próxima quarta-feira. Na página 26, há um artigo de Marcos Coimbra cujo título é "As eleições e a mídia". Ele chega ao final argumentando:

Está mais que na hora de discutir a interferência dessa mídia no processo eleitoral e, por extensão, na democracia brasileira.

Eu sempre penso: por que será que não existe uma imprensa verdadeiramente de esquerda no Brasil? Será o poder de monopólio que barra a entrada de novas empresas no mercado? Questão econômica que talvez não deva ser excessivamente levada a sério, quero dizer, que não necessita de maior regulamentação que a lei garante: não pode dumping no preço do jornal ou do anúncio na TV, não pode manobras ilegais de sonegar papel ou promover quebra de veículos de outrem. Não pode descumprir a legislação anti-monopólio em vigor do país.

E o lado relacionado ao controle de opiniões severas emitidas injustamente contra os oficiais governamentais? Também para esta há regulamentações específicas: não pode caluniar, difamar, etc.

E que mais? Aí, meu chapa, sobra apenas o autoritarismo: nova lei de imprensa é tão desnecessária quanto a lei que proíbe bater em mulher, proíbe discriminação contra gays, proíbe rachas automobilísticos, proíbe o uso de dinheiros públicos.

O que me parece faltar realmente, inclusive para punir os abusos da imprensa privada, é um poder judiciário decente. A impunidade é a mãe de todos os crimes. E a imprensa não deve ser controlada além dos problemas de monopólio e calúnia!

DdAB
Imagem daqui. Minha questão com a ilustração é saber quem está manipulando o digitador: o que quer a imprensa controlada ou o que quer a imprensa livre?

Nenhum comentário: