02 junho, 2014

Desenvolvimento e Desigualdade: 2 ou 3 cliques


Querido diário:

Todos lembramos da história de Stanislaw Ponte Preta com a encomenda por telegrama de 2 ou 3 macacos do mineiro que visitou a Amazônia e gostou do bicho. Aí veio o erro do correio que transmitiu -ao invés daqueles 2ou3- um sonoro 2003 macacos, que assolaram a cidade.

Pois bem, não foram 2 ou 3 cliques, mas uns oito ou nove. Mas cheguei aqui:

EASTEARLY, William (2007) Inequality does cause underdevelopment: insights from a new instrument. Journal of Development Economics. V. 84, n. 2, Nov, p. 755–776.

Como falei a um menino de rua que me pedia esmola, nunca ouvira falar mais detidamente em Bill Easterly, como andei vendo gente a ele se referindo. New York University: austríaco, neo-austríaco. Com e-mail: William.Easterly@NYU.edu.

E que diz ele? Mostra-nos uma metodologia sofisticada na busca de uma relação causal entre desigualdade e desenvolvimento. Ele fala em determinantes importantes do subdesenvolvimento, como é o caso das instituições, da qualidade da política e do capital humano. Mas deixa bem claro que a desigualdade (medida pelo índice de Gini) em um cross section mundial aponta sem dúvida para o fato de que assimetria nas culturas agrícolas (trigo e cana-de-açúcar) causa a desigualdade que, por seu turno, causa o subdesenvolvimento.

Minha visão de desigualdade é óbvia: por exemplo, na formação de capital humano, a chave é a educação. Numa sociedade igualitária, haverá professores, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, toda aquela turma, gravitando em torno das escolas. Os professores, assistentes, etc. empregados terão filhos também indo à escola. E assim por diante. Até que o país (Brasil, Congo, Noruega) passa a se beneficiar de maior intensidade do capital humano, favorecendo elevações na produtividade do trabalho e, com ela, a renda per capita.

DdAB
Imagem daqui. Gostei da busca da igualdade: negro e branco, ome e muié, sadio e doente, jovem e velho. E tudo o mais! Criminoso pobre e criminoso rico. Argentino e uruguaio. Esloveno e eslovaco, e por aí vai.

P.S.: até agora estou em dúvida sobre a tradução que fiz da palavra "wheat". Sei que "corn" quer dizer tanto cereal quanto milho, mas wheat? Trigo, só trigo?

Nenhum comentário: