20 fevereiro, 2011

Pegadinha Filosófica número 621

querido diário:
em Lisboa, do Terceiro Planeta de Sol, há um sol resplandecente. ou seja, estamos em Lisboa de carne-e-osso, e não numa dessas milhões de naves chamadas "Lisboa" que trafegam, aos magotes, pelo espaço sideral. bem, bem, não é bem isto. mesmo que o que acima consta possa ser designado como pegadinha filosófica, eu não queria falar sobre este tipo de abordagem às possibilidades da natureza humana. particularmente, a pegadinha n.621, ou seja, a que responde precisamente pela hexa-centésima-vigésima-primeira postagem deste blog de terceira geração.

o que queria, quero e quererei falar é sobre uma pergunta que foi feita a Anita, Assis e Astor, possivelmente, tripulantes precisamente da nave a que referi há instantes. foi-lhes apresentada uma enquete sobre a participação preferida no número 1. eles não entenderam, indagaram aos entrevistadores se havia sido feito teste de validação de face (ou validação face-a-face). resolvido este impasse por meio de uma liminar, os resultados foram os seguintes:

Anita (50-50)
Assis (66-33)
Astor (99-1)

o que mostra que, foi o que se interpretou com outra liminar, estes três indivíduos têm a mesma preferência. o que-quanto?, como? para quem? o resultado da liminar é simples: os três têm a mesma preferência em dividir um todo em apenas duas partes. como tal, são dualistas, são dialéticos: um se divide em dois. como tal, não são platônicos no sentido das grandes tríades moverem o mundo, ou seja, não são dialéticos. ser e não ser dialético, como sabemos, é ser dialético.

ou seja, se Anita, Assis e Astor tivessem escolhido três partes, dir-mo-los-íamos (sobre este golpe das mesóclises coladas a ênclises, já ouvi o Prof. Conrado de Abreu Chagas, o que me foi muito útil, mas em Lisboa é assim que eu falo. assim é de que se fala, ou fala-se). se fosse a preferência pela divisão da parte em sete partículas, chamá-los-íamos de baconianos, que veio com aquele golpe dos sete orifícios da cabeça humana como sendo um dos itens da prova indutiva da existência de sete e apenas sete planetas. se fossem 10 partes, eles seriam declarados Décios, digitais, dizimalistas, essas coisas. se fossem 100 partes, claro que deveríamos associá-los ao índice de Gini (de 100 quantis, naturalmente).

isto me lembra o Prof. Onésimo da Costa Faria, que, em 1957 ou 1958 ensinou à turma o que é fração: "fração é pedaço". eu levei muitos anos para entender, mas enfim entendi. fração é quando tu pega um bagulho e divide ele em um pedaço (quando és monista, ou seja, não divides em nada), dois pedaços (quando és dualista), em três pedaços (quando és trcampeão), em quatro (quadrúpede), em cinco (quincas-borbista), em seis (sexagenário), e assim por diante, até 1/200.000.000, quando chegamos a um Gini de 0,55 ou menos, o que caracteriza o Brasil e confronta com o Gini de 0,36 de Portugal.

depois veio a filosofia do Prof. Alfredo Steinbruck, que deixou claro que o cálculo se divide em integral (juntando) e diferencial (dividindo). e eu indaguei-lhes (a Anita, Assis e Astor) uma pendenciazinha das aulas dos professores Onésimo, Steinbruck e Abigahil (que não tinha entrado na história): "pedaço de quê?". e eles repetiram: "pedaço de um troço qualquer". e eu, não contente com os resultados de novas liminares que se anunciavam, apenas balbuciei: "e se eu partir um pedaço?".
DdAB
a figura vem de nosso amaldo Ziraldo:
http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/Default.aspx%3Fp%3D179%26ID_TAG%3D0%26idBlog%3D127.

3 comentários:

Tania Giesta disse...

Duilio: lendo a postagem numero 621 questiono-te:
- Anita terá guardado na gaveta ,uma surpresa ,por um longo mês de fevereiro?
RISOS

Tania Giesta disse...

Duilio: lendo a postagem brinquei com os nomes, veja:
TANIA= ANITA= AINAT
DUILIO=LUIDIO=OILIUD
abraços

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Tânia, a ti na Anita? na gaveta? na gávea? eta! é só fevereiro ou ferve o ano inteiro?
DdAB