03 novembro, 2009

Maslow, sempre Maslow

Querido Blog:
Achei que seria obrigatório tomar a figura que ilustra links de Abraham Maslow na Wikipedia de empréstimo e guardá-la aqui para minha posteridade. Há anos, ouvi uma definição de necessidade atribuída a Maffeo Pantaleoni. Quando vi o conceito de Maslow, parece que tudo esclareceu-se. E há quem desgoste, bem o sei. Mas esposo esta visão, pois ela tem base em Karl Marx: "food or fancy", ele falou umas coisas destas no Volume 1 do Capital.

Num mundo que ainda resiste a bolsões de pobreza, é arriscado elogiarmos desmesuradamente o mecanismo de preços para administrar a escassez. Não posso conceber "criatividade", no sentido elevado das necessidades para o menino de rua que não recebe o "respeito dos outros, dos demais". Nem vice-versa, ou seja, um juiz de direito ganhando R$ 24 mil, quando uma professorinha ganha mil é casca grossa.
DdAB

3 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Oi Duílio

A pirâmide de Maslow é uma simplificação muito boa das etapas de necessidade dos humanos.A disparidade entre as classes de "humanos" é muito grande, mesmo. Não consigo imaginar como as coisas vão acontecer mais pra frente. Lembro, agora de uma frase de Proust que diz uma coisa mais ou menos assim: " cada classe social tem sua patologia específica". A dos juizes é provavelmente o medo de morrer de fome. Como dizes: só bebendo.
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

acho que tu e eu vamos influir nos futuros acontecimentos muito mais do que nossos inimigos desejariam...
DdAB

maria da Paz Brasil disse...

Aê, Duilio!
Estou identificando a esquerda "empedernida" como nosso inimigo comum. Se Sim, vamos à luta. Pelos nossos bisnetos...tudo!
MdPB