05 fevereiro, 2011

Agricultura x Pecuária

querido blog:
tem uma frasezinha que sempre achei um tanto reacionária, mas nem bem lhe descobri a origem. vejamos o que o Sr. Google diz:

"dar o peixe" + "ensinar a pescar": 105.000 entradas. começou bem, fora as imagens (ver).

a primeira é de Stephen Kanitz, articulista de "Carta Capital", se bem lembro. parece-me que seu enfoque é interessante, sob o ponto de vista do cultivo da pedagogia nas ciências empresariais. há outros também falando de forma interessante neste assunto. minha questão primeira é "quem inventou este troço?". parece-me que ele esconde, de outro lado, um enorme conformismo, uma enorme inatividade para o socorro dos desvalidos. eu já pensara há anos que não se pode ensinar a ler um menino que não sabe diferenciar um pedaço de giz de um tudo de cola de sapateiro.

proponho que cambiemos esta sentença para: "dar a semente ou ensinar a plantar". fica evidente que deveremos dar (a quem, porca madona?) uma quantidade de sementes suficiente para que sejam servidas três refeições por dia durante o período que vai da semeadura à colheita, armazenagem, colocação na panela, essas coisas. com isto, transformamos esta frase de valor retórico discutível em algo mais afeito à teoria econômica, à terceira questão fundamental da economia (lembras das outras duas?): como distribuir a produção entre a geração presente e a geração futura.

é evidente que "mais agora" representa "menos depois", caso a sociedade coma  todas as sementes, nada plante e, depois, invente de invadir o Kwait para ressarcir-se do prejuízo milenar. ou as Malvinas. abaixo as ditaduras. abaixo as invasões. epa, o tema é amplo e eu vou encerrando.
DdAB
p.s.: ou muito me engano, ou estou ensinando a plantar mangericão. isto requer, na lavoura ao lado, trigo, muito trigo para a tribo. por falar em trigo, então incrementemos uma lavourinha de milho. já serve para comermo-lo in natura, in farinha e in porco. então vamos criar os porcos. depois, venderemos alguns excedentes, depois faremos um curtume e sapatos. depois, enviaremos viagens à Lua, elas voltarão e com isto começaremos a migar para moradias espaciais. ou muito me engano.

Nenhum comentário: