01 março, 2010

Imperador Duilio

querido blog:
vou contar algo que me aconteceu há dois dias na concorrida cidade de Roma. antes, explico o título da postagem de hoje. procurei "imperador duilio" no Google Images. nada veio. aí separei: imperador + duilio. e veio-me, de aproveitável, esta imagem de Toshiro Mifune, meu grande sósia japonês, de quem vi tantos filmes e tão maravilhosos.

cinema? life is but a dream, isn't it? por que busquei "imperador duilio"? porque um motorista de táxi disse que Roma teve cinco grandes imperadores, cujos nomes agora me fogem... não sei por que razão, ele tratou de deixar claro que "Duilio" não se encontrava entre eles. nem entre os imperadores. eu mesmo sempre soube (aprendi num dos livros infantis de Monteiro Lobato, se é que o fiz) que Duilio foi o general que comandou o exército romano na Primeira Guerra Púnica.

mas a conversa em italiano não prosperava, o que me leva a pensar que ele não terá dito o que agora direi como sendo dele. talvez seja, a conversa não prosperava excessivamente, uma espécie de definição de vida:

boa vida não é fazer o que a gente quer,
mas valorizar o que a gente faz

DdAB

9 comentários:

Sílvio e Ana disse...

Ou então, trocando um pouco a ordem das palavras:
"A gente faz a boa vida. Não o fazer é valorizar gente que quer; mas o quê?"
Um dia destes encontraremos a ordem exata dessas palavras.
(Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aêe: vejamos. a gente quer fazer parte das refilmagens do filme "os boas-vidas" (i viteloni, com Alberto Sordi), mas o processo de valorização do capital (preço das câmeras SRL e do aluguel de câmaras obscuras no Vaticano) a tudo atrapalha e, como no fogo morro acima, faz a gente querer fotografar de baixo bichos mais nobres do que os do clube dos rabos de palha e vender as cores para a nova coleção "Vogue" (ou "Oggi")!
DdAB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

p.s: parece que lá o outro Duilio não era general mas apenas um cabo-de-esquadra. eu tentei ser sargento, mas disseram-me que não sou Nelson (por causa do sambista Nelson Sargento). não entendi.
DdAB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e mais ainda: Almirante Nelson não era cabo-de-esquadra nem sambista, como o era Nelson Sargento, mas Almirante o era! Hera era deusa e Neuza já era...
DdAB

Anônimo disse...

hahaha e o jogo de palavras continua, hahahaa

Gostei da última frase, seria decepcionante a estirpe de seu xará?

hahahah

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é Daniel!
falar em xará evocou talvez minhas inspirações primevas para seguir as considerações de Sílvio e Ana (ou eram ambos?). a segunda foi Moraes Moreira: trás o meu chá, xará. e a primeira foram os Beatles: [she went down to the] kitchen, clutching her handkertief. etc.
DdAB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e ainda "boa vida não é fazer o que a gente quer, mas querer o que a gente faz".
DdAB

Ricardo Zaccaro disse...

Imperatore!
Soube da sua presença existente no café da manhã de hoje, através do amigo esquerdopata Jeziel, aqui da FAPESC. Ele tem razão...ainda há vida inteligente sobre o planeta e, mais do que nunca,que tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Obviamente não passei de algumas dezenas de linhas mas meu coração tranquilo ficou feliz com o que leu...

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Cinco anos depois, posso dizer:
Adorei este comentário de Ricardo Zaccaro!
DdAB