23 junho, 2017

Bolsonaro e a 'Causa Causans'


Querido diário:

Zero Hora, sempre ela. Depois de ter lido muitos desatinos, cheguei a um ponto de vista sensato. Na página 25, num artigo da dra. Rosane Fürst, psicanalista, rosane@ffurst.com, intitulado " 'Toda nação tem o governo que merece' ", tratando-se claramente de uma citação, entre aspas, como podemos ver.

A autora fala algumas coisas e sentencia: "A corrupção não está somente num ou noutro partido político. Ela está no ser humano." Mas acho que, ao lado da corrupção presente na ação humana, há outras comunalidades, como o altruísmo, a proteção aos mais fracos e uma pilha de atributos invejáveis. O pobrema é que nenhum destes é universal, há exceções em todos. No caso da corrupção, é óbvio que o problema a que me refiro tem nos eleitores a responsabilidade de ungir um subconjunto de políticos ao poder. Como sabemos, o prof. Jorge Vianna Monteiro faz uma lista de boa meia dúzia de agentes da política, sendo -obviamente- os mais importantes precisamente o eleitor e o político, .

Pois então. A gente vota no político e como a gente não é de nada, elege políticos que tampouco são de algo. Mas a gente vota em quem não é de nada porque os rapazes da nulidade não nos auxiliam a formar nossa consciência política e votar em políticos decentes. A causa é nóis, a causa da causa é eles.

Pois bem. Segue a dra. Rosane:

  Então não temos solução?
 Buscar a solução pode ser uma tarefa difícil. Talvez o fundamental nessa tarefa seja combater o mal, ou alguns males da nossa cultura, como por exemplo: a misoginia, a corrupção, o racismo, a homofobia, a cultura do estupro, a cultura do medo e muitas outras culturas opressoras.

Pois em primeiro eu gostaria de ter o restante da lista. Será que meus amigos do Facebook podem colocar lá seus acréscimos? Talvez a lista completa possa emergir do manifesto eleitoral a ser lançado pelo sr. Jair Bolsonaro para as eleições de 2018, no qual estou apostando que constará a lista da dra. Rosane. O Brasil, por não ter causa da causa decente, vai realmente dar super importância à candidatura desse senhor. Michael Moore disse, oito meses antes das eleições, que Donald Trump seria eleito. Eu juro que Bolsonaro não será eleito, mas ainda faltam 16 meses para o fechamento das urnas.

DdAB

Nenhum comentário: