12 abril, 2014

Macroeconomia e Leonardo Padura

Querido diário:

É certo que não estragarei a história de "El Hombre que Amava a los Perros", de Leonardo Padura se disser-lhes que na penúltima página (a de n.760), ele dá nova definição de macroeconomia, parecendo-se àquela daqui. Vejamos:

[...] como todas las [...] criaturas cuyos destinos están dirigidos por fuerzas superiores que los desbordan y los manipulan hasta hacerlos [nada].

Aqui parece devidamente óbvio: há forças superiores que dirigem nossos destinos. É, pensando bem, parece que a definição do livro "Mesoeconomia, etc. e tal...", lá na página 69,é mais elucidativa:

A macroeconomia é a parte da teoria econômica que estuda os fatores que se sobrepõem à decisão de cada agente individual e que resultam da agregação dos resultados de inúmeras decisões destes agentes e dos processos de cooperação ou competição que eles encetam em torno de suas interações. Assim, ela trata tanto as variáveis econômicas agregadas quanto os mercados econômicos agregados e as relações que mercados e variáveis guardam entre si, e a evolução destas ao longo do tempo. A macroeconomia está preocupada essencialmente com três variáveis agregadas: o valor adicionado, o emprego e o nível geral de preços. Ainda que o conceito de emprego não exija maiores desdobramentos, precisamos dizer uma palavra sobre os demais.
Mais ainda: em outras passagens próximas do livro , tudo fica muito mais claro, cabendo ainda entender a micro e a mesoeconomia. Quer ver? Veja!

DdAB
Imagem de um borzoi aqui.

Nenhum comentário: