Querido diário:
O prof. Vinicius Valent (do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) cedeu-me o link a que se chega clicando aqui. É uma das mais poderosas propagandas de programas como a renda básica da cidadania ou o meu serviço municipal que já vi.
Hoje mesmo eu falava que
.a. rico tem menos filhos que pobres
.b. quer que pobres tenham menos filhos?
.c. basta torná-los ricos.
E como vejo estas oportunidades se articulando? Penso que no esquema
.a. três horas de ginástica por dia
.b. três horas de aula por dia
.c. três horas de trabalho comunitário por dia.
Como é que seriam as três horas de aula por dia para um adulto? Claro que devemos primeiro certificarmo-nos de que ele tomou banho e café da manhã. Depois indaga-se se ele sabe ler e escrever e contar, aquelas coisas. E às coisas que ele vai revelando desconhecer, vai-se montando a equipe para resolver. Não sabe o que é fatoração, ensina. Não sabe o que é tabuada do sete, ensina, não sabe o que é um cateto, ensina. Não sabe o que é uma tangente, ensina, e assim por diante. E TIR, débito, crédito? Ensina tudo!
E, qualquer que seja o nível do conhecimento exibido pelo candidato, ensina-se-lhe empreendedorismo. Isto permite inclusive que ele seja declarado estudante de empreendedorismo e passe a ganhar uma bolsa de estudos do Sebrae e não mais esta renda básica, bolsa família, ou o que seja.
DdAB
Imagem vem de cá. E a língua estrangeira está lá no site a que envio lá por cima.
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