31 agosto, 2012

Aos Olhos Estrangeiros

Querido diário:
O filme argentino "O Segredo de seus Olhos", além de ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, tem a presença do mais requisitado ator, Ricardo Darín e a diáfana presença de Soledad Villamil. E tem um segredo bárbaro, desvendado exemplarmente pelo espectador atento.

Sem nenhuma contradição com o que quer que seja, temos um parágrafo na primeira página do Segundo Caderno do matutino Zero Hora:

A Riviera não é aqui atingiu em cheio o imaginário dos franceses por tratar de forma escrachada a rivalidade entre habitantes do norte e do sul do país. Mas, aos olhos estrangeiros, grande parte de suas piadas passavam batidas.

Fiquei pensando em português, argentinos e, agora, franceses. Os do norte e os do sul. E, claro, em Marcelo Perrone, autor da reportagem de capa do SC/ZH. Gostei do "país" em minúsculas, o que teria de fazer-se acompanhar de "estado da Bahia" (ou Baía, né?), "rua Visconde de Sabugosa", "quarto do casal', e por aí vai. Este negócio de escrever "município" com o M maiúsculo em sinal de respeito às fontes arrecadadoras e pagadoras da aldeia é casca grossa que mereceria uma passeata em protesto contra o prefeito e os linguístas da academia Brasileira de letras. É?

E aí tem aquela concordância "grande parte das piadas passavem". Tinha aquilo de "concordar com o mais próximo". E eu tenho divergências homéricas, virgílicas, galináceas, com essa turma, ainda que me declare bastante despreparado para garantir que seja o que for o seja.

Ainda assim, fiquei pensando na imagem distraída ou brincalhona de Perrone: piadas passam batidas aos olhos. Eu diria que se trata da audição de piadas em um filme. Talvez desenhos pudessem perceber-se pela visão. Mas piada oral não é vista. Morcego, por exemplo, só ri de piada oral, pois nunca leu "Mad" e outras loucuragens.

DdAB


2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

O engraçado foi que ontem mesmo vi essa foto num site de fotografias muito bonito que visitei. Sou quase capaz de jurar que foi nesse: http://www.magnumphotos.com/, mas agora não consegui mais encontrá-la. De todo jeito, a foto é linda. E eu fiquei com vontade de ver esse filme. Só não concordei com o marcador "besteirol".

Bom fim de semana pra vc, Profe.
Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

ela tá até na Wikipedia, BP. eu vira também a foto depois de 20 anos. dá para ver o que a pobreza faz à gente, às gentes.
DdAB
e o besteirol tem a ver com alguma filosofia profunda que andei praticando naquele contexto...