22 agosto, 2012

Detran: no mínimo, uma vergonha

Querido diário:
Todos sabemos que o Rio Grande do Sul orgulha-se da qualidade de seus ladrões, tanto é que centenas deles foram e serão reeleitos para os cargos públicos. E a incompetência governamental favorece o aparecimento dos caroneiros ilegais. Depois da enorme fortuna transferida a políticos de todos o escóis, nada aconteceu, apenas a reeleição de alguns deles ("o sr. será reeleito, deputado"). O que se poderia esperar do governo que sucedeu aquele em que os escândalos foram denunciados era desvelo ao tratar com o órgão/Detran que se mostrou no epicentro da devastação.

Claro que pouco ou nada foi feito e o quarto poder (a imprensa) já denunciou o roubo descarado de peças e componentes dos veículos automotores apreendidos por causa de razões várias. Segue-se necessariamente que o eng. Benjamim Saraiva Torres enviou uma carta publicada à p.2 de Zero Hora de hoje:

Excelente a reportagem de ZH sobre furtos em veículos nos depósitos do Detran. [...] Não é um caso pontual, as autoridades do Detran são, no mínimo, omissas. [...]

Eu, que sempre me faço contrafeito com esta construção "no mínimo" evasiva, pela primeira vez tive minha resposta politicamente adequada. A sentença esclarecedora: talvez sejam omissos, talvez sejam cúmplices. No mínimo, incompetentes, no mínimo outra vergonha estadual. Diz o hino, que ficou famoso desde o escândalo dos selos (de correio) da Assembleia Legislativa: sirvam nossas façanhas de modelo a todo o planeta de 24 horas em que vive a maioria dos terráqueos.

DdAB
Imagem reeditada daqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por uma questão de utilidade pública: é o Detran o responsável por ressarcir as pessoas que tiveram seus carros depenados nos estacionamentos (conveniados) do Detran. O teu jornal favorito lançou uma nuvem de fumaça colocando os donos de depósitos de carros na discussão.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aí, anônimo:
ainda estás por aí? só te vi hoje. que dizer? lembras-me daquele postulado de administração: delega-se autoridade, mas a responsabilidade permanece com quem delegou. ergo, o governo é que deve pagar pelos prejuízos. depois: creio que -se é sempre o mesmo anÔnimo- que me ajudaste a refletir sobre minhas preferências de leituras de jornais e revistas. lamento dizer que não tenho favoritos na imprensa brasileira. faltam-me um bom jornal e uma boa revista que vejam o mundo sob a perspectiva igualitarista, que é a minha.
DdAB