24 janeiro, 2010

Polyana, Meio Copo Cheio e Otimismo Cultivado

querido blog:
neste domingo, em instantes, vou ver o filme Avatar. em três dimensões, não é teatro. de manhã, corri na Lungomare. vi milhares de gentes e lembrei de filmes fellinianos e, claro, das ramblas de Barcelona, que -se bem lembro- não são à beira-mar, mas nele chegam, no navio réplica da Santa Maria, da Pinta ou da Niña, não lembro.

neste domingo, procurei "otimismo cultivado" no Google Images e veio-me uma lembrança de Janis Joplin: "take another bit of my heart, baby". antes, eu enviara um e-mail a SM, sugerindo fazermos uma série de 3.146 papers, o que ela achou exagerado, pois o número pi poderia levar-nos ao infinito. mas talvez façamos um, o que quereria dizer simplesmente (pi)^0, capturou?

seja como for, decidi falar por aqui de
.a. teoria de poliana: tem que forçar a barra para instilar otimismo nos outros (se bem fizeres, viverás feliz contigo mesmo/a. lembrar que quem sorri é mais feliz do que quem não o faz!
.b. teoria do meio copo cheio: claro que todos podemos pensar metaforicamente que meio copo cheio é meio copo vazio. mas o bom mesmo é vê-lo cheio ou pelo menos pela metade.
.c. teoria do otimismo cultivado: podemos pensar que a vida é um mar de sargaços, mas o melhor mesmo é iludirmo-nos e passar a acreditar que ela é um mar de rosas.

o resumo destas teorias de felicidade auto-inflingível é um diálogo que não tive mas poderia ter tido:
DdAB: fui incapaz de convencê-lo.
AAM: ele foi incapaz de entender meu argumento.
ou seja, o melhor mesmo é "blame the victim" e "save one's own soul".
Não é isto?
DdAB

4 comentários:

Sílvio e Ana disse...

Me lembrei do já famoso sujeito que caía do vigésimo andar e, por cada andar que passava, repetia: "Até aqui, tudo bem."
[Não é que até em um comentário bobo como este apareceu a porcada!?]
(Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Grande Professor!
se por porcada cada comentário trás reflexões gravitacionais, que dizer do texto que publiquei e disse "vê-se na seguinte tabela?"
DdAB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aviso aos navegantes: já cometi dois ou três erros com os comentários a comentários em meu próprio blog, not to speak dos blogs de terceiros. e, no meu, erradiquei o erro, como veremos, posteramente, acima. isto significa que não fiz censura, apenas evitei inconveniências.
DdAB