24 agosto, 2021

O Solstício de Inverno e seus Desdobramentos

 


(Nota Bene: até eu 'curti'. E o fiz por engano)

Texto do quadrinho publicado às 18h18min de 21 de junho de 2021.

Às 0h32min da madrugada de hoje festejou-se o solstício de inverno. Pensei:
a) não gosto de inverno (pneumonia)
b) não gosto de primavera (alergia)
c) não gosto de verão (brotoejas e calor)
d) não gosto de outono (desânimo)

Olha esta, minha gente. Em geral escrevo originalmente aqui e propagandeio o escrito para meu círculo de amizades do Facebook. Hoje varro ao contrário: vem de lá um monte de lindos comentários e estranhas respostas. Tudo começou às 0h32min da madrugada de segunda-feira, quando deu-se o solstício de inverno do hemisfério sul do terceiro planeta de Sol. Seguem-se comentários: 

    • Duilio De Avila Berni
      Ana Barros Pinto: também me pergunto o que sobra, querida Ana. E sempre respondo: não sou deste mundo. Já li que "é perigoso viver em planeta", o que implica que sonho com uma nave com iluminação artificial (com 77 sub-naves de iluminação plagiando os elétrons do átomo de irídio), zero de giro no "equador" e, então, o paraíso, se a nave comportar milhares de amigos.
      1
      • Gosto
      • Responder
      • 9 sem
    • Ana Barros Pinto
      Duilio De Avila Berni uau já i magino a nave
      1
      • Adoro
      • Responder
      • 9 sem
  • Eliane Spolaor
    Gosta de que?
    1
    • Riso
    • Responder
    • 9 sem
  • Eliane Spolaor
    Qual estacao
    1
    • Riso
    • Responder
    • 9 sem
  • Ver GIF
    GIPHY
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 9 sem
  • Analice Amazonas
    Isso tem diagnóstico: mau humor de pandemia. Já já passa.
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 9 sem
  • Leda Guidotti Dillmann
    Que vida difícil, meu amigo! Em que Planeta ficarás bem?
    • Duilio De Avila Berni
      Leda Guidotti Dillmann: mais acima, querida Ledinha, respondi para Ana Barros Pinto: também me pergunto o que sobra, querida Ana. E sempre respondo: não sou deste mundo. Já li que "é perigoso viver em planeta", o que implica que sonho com uma nave com iluminação artificial (com 77 sub-naves de iluminação plagiando os elétrons do átomo de irídio), zero de giro no "equador" e, então, o paraíso, se a nave comportar milhares de amigos.
      Em nossa nave, prometo solenemente, teremos dromedários e camelos (para atualizares aquela linda foto). E churrascos de carne-fake, processada em laboratório e impressa em 3D
      2
      • Gosto
      • Responder
      • 9 sem

Arminda Lopes Dou a partida na Ledinha e chego na Mindinha: minha nave terá uma galeria enorme com cópias em 3D de todas as tuas esculturas. E talvez até uma ou outra original, adquirida a preços de mercado com o dinheirinho que arrecadarei com venda de viagens para acompanhantes! Beijockas e abraçockas

  • Hoje fiquei sabendo que criaram um novo termo pra descrever gente mais velha que paga uns "mico" por ser "ultrapassado": CRINGE. E pior, foi pra descrever os millenials, gente na faixa dos 30 anos. Geração X, Y, Z... E na hora que acabar o alfabeto ? Tô nos 56, indo pros 60, ainda funciono no modo analógico e meu cérebro ainda está no século 20. 😒
    1
    • Surpresa
    • Responder
    • 9 sem
  • Duilio De Avila Berni
    Simone Hariete Pois é, amiga. Não conhecia o termo. E fui ao Google Dictionary e não gostei da primeira acepção: "vergonhoso". Mas, campeando mais longe, achei traduções mais amigáveis, tipo "amontoado". Neste caso, adoro a ideia de, no pós-pandemia, a… 
    Ver mais
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 9 sem
  • Simone Hariete
    Duilio De Avila Berni nem sempre o significado do dicionário traduz o uso que os falantes fazem do vocábulo... A moçada de 20 anos tá chamando de cringe os de 30, que pra eles, "já era, tá por fora" ... 😄
    • Ou seja, num espaço muito curto de tempo, qualquer um se torna "blasé" rapidinho... 😉
      1
      • Adoro
      • Responder
      • 9 sem
      • Editado
    • Duilio De Avila Berni
      Eu que o diga: quando iniciei a carreira docente (em curso noturno), minha idade não divergia muito da idade de meu aluno médio. Quando encerrei a carreira, já dava para notar meu cringenismo, o que não me põe no grupo dos criogenistas, haha.
      • Gosto
      • Responder
      • 9 sem
  • Neda Callegaro Correa
    NOSSA!!! Duilio, Eu gosto de todas. Amo estar viva, abraçaro meu amado filho Rodrigo, minha filha Carla, meus netos, Erick, Raphael, Fabrício, João. Pedro, Lucas, Carlos e Laura. E é a vida e é bonita. Um BRço, meu amigo.
    2
    • Adoro
    • Responder
    • 9 sem
  • Neda Callegaro Correa
    Desculpa-me: 
    Um abraço
     meu amigo.
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 9 sem
    • Duilio De Avila Berni
      Querida Neda: naqueles tempos em que eu amava o verão (férias em Jaguary), eras a musa de uma geração. E vejo que com essa respeitável descendência hoje reténs até mais afetos que aqueles que à época te cercavam. Grande abraço a el@s.
      • Gosto
      • Responder
      • 9 sem
      • Adoro
      • Responder
      • 8 sem
  • Glaucia Campregher
    e) amo o clima da Chapada.
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 8 sem
  • Estados de espírito  sticker
    1
    • Riso
    • Responder
    • 8 sem
  • Elzamir Ferreira
    Kkkkk eu amo sol ! Verão ! Calor !!
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 6 sem
Online
10 de junho 
Conteúdo partilhado com: Públic

DdAB

Glossário tirado do dicio.com.br

Solstício:  Período do ano em que, no movimento aparente no céu, o Sol está mais afastado do equador, fazendo com que a luz solar incida com maior intensidade nos hemisférios. (N.B. eles querem dizer que o sol está mais afastado de um hemisfério e mais próximo do outro. No solstício de inverno, como hoje ainda estamos perto, o sol está mais afastado e, no de verão, mais próximo.

HemisférioCada uma das duas metades do globo terrestre ou da esfera celeste, que resulta da divisão da linha do Equador: hemisfério norte, setentrional ou boreal, hemisfério sul, meridional ou austral.

Nenhum comentário: