25 junho, 2018

Besteirol: passado e presente


Querido blog:

PASSADO: ouvi falar que, trabalhando com os dados malhados pela FIPE sobre o PIB sul-riograndense de 2017 (alijando-se a metodologia da FEE/IBGE), deu uma variação real de 104% (até 4% já seria um exagero), acompanhada de uma queda nominal de 25%.

PRESENTE: se essas cifras desabotinadas são verdadeiras, isto é, se os indigitados consultores da FIPE (liderados por  Eduardo Zylberstajn, LATTES ) disseram mesmo isto, podemos recorrer à propriedade da circularidade dos fatores de um número índice e clamar que os preços do Rio Grande do Sul tiveram um tombo estrambótico, capaz de deixar fora de combate qualquer economista de formação decente, de botar no corner os economistas de formação adequada, de meter pra baixo do tapete os economistas da... FIPE.

Pois senão vejamos. Os índices econômicos agregativos podem ou não gozar da propriedade da circularidade dos fatores:

IV = IP * IQ

onde IV é o índice de valor, dado pela razão entre o PIB calculado aos preços correntes de um ano t e o PIB calculado aos preços do ano anterior, t-1, IP é o índice de preços articulado de acordo com algum dos critérios considerados saudáveis, como é o caso dos índices referidos na nota (1), e IQ é o índice de quantidades (ou volume), caso também seja declarado saudável por observadores qualificados.

Neste caso, misturando ficção e realidade, ou seja, misturando o pesadelo do governo Sartori com a realidade da teoria dos números índices, temos

0,75 = IP x 1,04

permitindo-nos jurar (descontadas as burradas da FIPE) que o PIB do façanhudo estado mais meridional do Brasil caiu em 28% entre o ano t-1 e o ano t, ou seja, os indigitados anos de 2016 e 2017.

Caindo de volta na realidade crítica de ações tomadas no passado por políticos irresponsáveis, como os do executivo e legislativo estaduais, é claro que não pode ser. Tá na cara que uma queda de 28% no PIB seria sentida por todo mundo. E que ganhamos com este exercício contrafactual, se contrafactual foi? Vimos, primeiro, a desfaçatez deste governo e, segundo, vimos a ação oportunística da FIPE, que entrou numa bola dividida, recebendo um atestado de fundação dos professores do IPE de extração política de direita.

DdAB
P.S. Sabemos que os índices mais próximos ao mundo real, e por isso mesmo, não coincidentes com os índices teóricos (ou verdadeiros), são os índices de Laspeyres, Paasche e Törnqvist, sendo este último o de maior pedigree, pois deriva-se de funções de demanda e de custos teoricamente saudáveis. Mas, em nosso caso, dado o bíblico mistério mantido pela FIPE quando a sua metodologia de cálculo, podemos intuir tratar-se de índices de Fischer (que nada mais são que as médias geométricas não-ponderadas entre, por exemplo, IPL (índice de preços de Laspeyres) e IPP (índice de preços de Paasche), para os índices de preços e IQL (índice de quantidades de Laspeyres) e IQP (índice de quantidades de Paasche), para os índices do volume produzido.
P.S.S. Tirei a imagem que nos ilustra daqui. E aqui postei algumas considerações relevantes sobre meu "estar no mundo" e os resultados daquele teste lá de cima que eu mesmo fiz. Reproduzo aqui um blim-blim-blim que escrevi após ter digitado minha assinatura na postagem:
Aqui fui direcionado ao site de onde recolhi a imagem e vi o artigo que ela ilustra. E fui atrás da listagem classificatória, descobrindo que ela já se encontra em português aqui. Pedem-se asserções de: .a. discordo plenamente, .b. discordo, .c. concordo e .d. concordo plenamente. A figura acima resulta de meu próprio teste.
Aqui vai uma ideia de situações embaraçosas:
Pergunta: As mães podem ter carreiras profissionais, mas seu principal dever é o de ser donas de casa.
Resposta: concordo.[agora não lembro, mas imagina quais eram as alternativas...]
Nem vou explicar, inclusive por não ser mãe.
E tem mais: quem não sabe, e o autor do teste e mesmo o articulista da imagem, o que é teorema do eleitor mediano pode reportar-se a minhas milhares de postagens falando no tema.
Moral da história: sou de esquerda e sou pela liberdade, na verdade, coloco a liberdade em primeiro lugar. Mas, obviamente, minha posição pessoal não obedece apenas a estes dois eixos.
P.S.S.S. Então: classificando minha ideologia apenas de acordo com dois eixos (esquerda, direita; libertário, autoritário) caí nas coordenadas tipo (6; 5), ou seja, até sou mais de esquerda que libertário, mas olha bem a moral da história: sou mesmo é pela liberdade em primeiro e indiscutível lugar (e contra o relativismo cultural que joga-a para baixo do tapete). Pois bem, tive enormes dificuldades em classificar o velho Sartori e seus quatro asseclas nesse sistema de dois eixos (e os milhares de deputados que votaram pela extinção da FEE). Em minha opinião, esses rapazes são verdadeiramente de última... Claramente, essa turma é de direita e autoritária! Gente deste porte, dentro do MDB, PMDB e MDB', só pode mesmo é atender pelo nome de bigorrilho. 

Nenhum comentário: