26 outubro, 2013

La Salle n'est pas propre

Querido diário:
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta imagem saquei-a da Travessa La Salle, esquina com Rua Botafogo, de Porto Alegre - América do Sul (CEP 90130-120). Parece evidente: um pinta estirado, distante (enquanto pôde, centímetros de distância) do lixo, algum dele compartilhado prandialmente pelas pombas. Era cerca de meio dia de 23/out/2013, no horário brasileiro de verão.

Mas o tal dito da equivalência entre imagens e palavras não diz tudo: à esquerda de quem olha a cena, na outra esquina, há uma edificação nova, mais uma casa da Confeitaria Quero Mais (aqui). Naturalmente, um  ambiente de limpeza como o da confeitaria não combina com aquela lixarada que o departamento municipal de limpeza urbana de Porto Alegre deposita (ou deixa depositado) regularmente no local. Inclusive o lixo humano. A miséria inspira-me a alma, com este:

Hai-Kai ao Prefeito:
Lixo humano é
Lixo desumano:
Lixo Urbano.

Um dia, um rapaz sem noção disse que essas pessoas devem ser deixadas na rua, pois têm direito de ir e vir. Chamei-lhe (em termos candentes) a atenção para o raso conteúdo lógico de sua assertiva: direito de ir e vir não é direito de ficar, menos ainda ficar deitado, para não falar em ficar deitado à beira do lixo. As pombas, pelo que pude observar, encontram-se ao abrigo da lei, pois nenhuma estava parada.

Fiquei tão chocado com a falta de educação do departamento de limpeza e seus acólitos, inclusive o prefeito que fiz um novo hai-kai:

Sem título:
Cumpre nos preocuparmos
com a falta de educação
do prefeito e seus ermão.

DdAB

Nenhum comentário: