12 setembro, 2013

50% Também é Lanche Grátis?

Querido diário:
Ouvia hoje uma entrevista na Rádio da Universidade (1080kH porto-alegrenses) com duas garotas falando sobre uma Associação dos Pacientes da Cirurgia Bariátrica (ou seja, da redução do estômago, se é que não fujo aos termos, e o nome da associação talvez não seja este). Pois dizia-se que o mais importante de tudo é que um corpo magro não abrigue uma mente gorda. Gostei da imagem. E mais ainda, também concordo que este tipo de encrenca só é resolvido definitivamente com a invocação de forças de todos os portes, do apoio familiar ao exercício físico e a renúncia ao prazer do prato, na forma e conteúdo que fazem parte de nossas vidas antes do desconforto com o peso. Em meu caso, o inimigo é até desejável: uma vida longa. Eu não era assim... Mas agora sou e fim! Ou agora sou e aproveitemos enquanto dura. Epa, pareço lúgubre!

E que tem isto a ver com "Economia Política" e quase nada de "Vida Pessoal"? Tem a ver que parece que os restaurantes que cobram por cota fixa (por contraste àqueles que cobram por peso) e os próprios restaurantes convencionais que servem um "prato feito", parece -repito- que há um incentivo a limparmos o prato, essas coisas.

Então as garotas levaram-me a pensar naquela viagem do lanche grátis. Elas querem que os portadores de uma carteirinha da associação, um atestado médico, algo assim, se credenciem a 50% de desconto em tudo quanto é tipo de restaurante. Claro que fiquei abismado e entendi que talvez apenas os economistas entendam quão ridículo é o desejo generalizado de ganharmos lanche grátis. Parece que, na primeira aula que andei ministrando por 30 anos, ao falar em "preços e lucros, acres e mãos", começo a instilar um vírus na juventude que não deve abandonar o corpo até que a velhice chegue. E que esta dure longamente, mas sabemos não ser eterna, pois não existe lanche grátis. Ou, mais pessimisticamente, pois ainda não se vislumbrou uma forma de vencer a entropia.

DdAB
Imagem do lindo site daqui.

Nenhum comentário: