31 julho, 2013

O Futebol e os Truísmos

Querido diário:
Ontem li que Paul Dirac falou (sem citar, o que não me parece particularmente comprometedor) que "a religião é o ópio do povo". Quem sou eu para dizer que o inventor desta frase foi Karl Marx? E seu que já houve milhares de comentaristas da cena brasileira que disseram que "o futebol é o ópio do povo". Multidões.

Por falar em futebol e multidões, ouvi dizer que no próximo jogo do Grêmio enfrentando o Internacional, as torcidas não poderão ser misturadas. Se tal fosse permitido, é certo que daria briga da grossa... Por falar em multidões, segue-se que agora as torcidas não podem mais ser misturadas, o que me permite voltar a falar nas manifestações e os "vândalos". Vi na TV uma recente em São Paulo, em que essa turma depredava uma revenda de automóveis, essas coisas. Não que me arrependa da opinião anterior, dizendo que eles fazem parte das manifestações, como todos os demais, num sentido um pouco mais refinado do que o simples truísmo.

Por falar em truísmos, há dois que adoro:
.a. Gre-Nal é Gre-Nal
.b. em futebol se ganha, se perde ou se empata.

E que posso dizer contra esses vandalismos continuados que corrompem tanto as manifestações quanto o futebol? Só posso incriminar o governo: sua polícia leva jeito de ser menos organizadas do que os tais vândalos de passeatas. Não era o caso de, uma vez que os vândalos têm grupinhos infiltrados, a polícia fizesse o mesmo?

DdAB
Imagem: aqui.

Nenhum comentário: