26 novembro, 2020

Popper e os Ragtimes


Tinha um livro/romance perdido aqui em casa que dou as coordenadas com formatação acadêmica:

DOCTOROW, E. L. (2017) Ragtime. Rio de Janeiro: Record. Tradução de A. Weissenberg.

Localizei-o agora, durante a pandemia. Pois talvez emocionada com minha referência estilo ABNT, a página 127 (caput) traz uma citação 'puro Popper':

   O menino considerava o avô um tesouro abandonado. Aceitava as histórias como proposições que poderiam ser testadas. Encontrou provas, em sua própria experiência, da instabilidade tanto das coisas como das pessoas.

Agora não sei se quem aceitava apenas as provas "que poderiam ser testadas", se o menino ou o avô. Qualquer que fosse, podemos declarado um popperiano avant la lettre

Sigo sem saber se a frase continua referindo-se a um ou a outro. Aí é brabo: eu mesmo que sou um modesto seguidor do velho Karl Popper, arrepio-me ao ler:

Era capaz de olhar para a escova de cabelos no armário e fazê-la escorregar e cair ao chão.

Quero dizer, suponhamos, se foi o avô que falou este negócio da escova de cabelos e o guri que percebeu tal ser impossível nos tempos do ragtime, estamos no confortável mundo popperiano. Se foi o guri que estava narrando sua experiência cotidiana, depois levantando e baixando uma janela com empuxos do pensamento, só podemos dizer tratar-se de mais um seguidor (avant la lettre, sabe-se lá) da família Bolsonaro, basófia, oligofrenia, loucura, sonolência, onipotência, naiveté, asnice, rufionismo e onomatopeias. 

DdAB

P.S. Imagem selecionada por pura contingência (?). Estranha, mais estranha que os Bolsonaros.

Nenhum comentário: