28 novembro, 2020

Engels: 200 anos

 

Hoje completam-se 200 anos do nascimento de Friedrich Engels (28 de novembro de 1820 – 5 de agosto de 1895). Pela foto que nos encima, parece que ele é 200 anos mais novo que o carinha a sua esquerda. Mas não é! Karl Marx nasceu em 05.05.1818, ou seja, dois anos e meio mais velho que Engels. Hoje parece-me que a dupla Marx-Engels só perde em popularidade para Lennon-McCartney, se não exagero. Na economia há outras duplas famosas: Hall-Hitch e Sweezy (teoria da curva de demanda quebrada) , Keynes e Kalecki (princípio da demanda efetiva), Joan Robinson e Edward Chamberlin (teoria da concorrência monopolística). Paolo Sylos-Labini e Franco Modigliani (teoria do preço-limite), Harrod e Domar (teoria do crescimento econômico). Quem, amad@s leitor@s lembra de mais gente?

Era 1977 ou já entrado em 1978 quando, em plena respiração do ar da Vila Falmer, em Brighton, em Sussex, na Inglaterra, no Reino Unido foi que, na própria livraria central da universidade de Sussex, adquiri a biografia de Karl Marx (Karl Marx: his life and thought) escrita por David McLellan para a Macmillan Publishers). Nesse livro eu e meus 30 anos de idade aprendemos montes sobre, bem como diz o título, a vida e o pensamento de Karl Heinrich Marx. A vida, por exemplo, tem os os pileques e a camaradagem com Helene Demuth (* 31 de dezembro de 1820; + 4 de novembro de 1890), alegadamente gerando um filho que foi reconhecido por... seu amigo dileto Friedrich Engels. E sobre o pensamento muito aprendi, o que me facilitou novas incursões sobre as obras da própria dupla Marx-Engels.

Naquele mundo encantado do conjunto habitacional Park Village do campus da universidade, curioso com o que li sobre a vida e camaradagem entre eles, adquiri um livrinho de biografia de Engels escrito pelo mesmíssimo David McLellan, agora na coleção Fontana. Também muito aprendi sobre a vida e a obra de Engels, um gentleman, sua vida em Manchester (Salford, na verdade), sua longlasting relationship com a irlandesa Mary Burns (não se casaram "de papel passado", pois ambos contestavam o "casamento burguês").

Mesmo antes de conhecer a biografiazinha de Engels, ainda em Porto Alegre, eu lera "As origens da família, da propriedade privada e do estado". E fui andando além, em outras obras. E, já depois de velho, depois de ter até inserido em minha lista de leitura num curso de economia marxista ministrado na UFRGS, digamos, no segundo semestre de 1987, o livro "Manuscritos Econômicos e Filosóficos" de Karl Marx (publicado em 1844), voltei a Engels. Num anexo a essa obra, foi publicado o "Outlines of a Critique of Political Economy", que me parece dizer tudo o que aqueles 56 volumes das obras completas da dupla depois disse mais alongadamente. Exceto, se consigo coibir estes dois exageros, a teoria do valor-trabalho. Engels não fala nela, mas estou certo de que, depois de encetada a cooperação intelectual com Marx, ele ajudou a equacioná-la.

200 anos é uma longa vida, um dos homens mais inteligentes já produzidos pela humanidade, ladeando Marx. Por voltar a falar em Marx, fiquei alguns anos anunciando, no dia de seu nascimento, festejos privados sobre seu aniversário. Bem na linha dominante, nunca festejei o nascimento de Engels. Faço-o agora, seguindo uma dica, quem mais seria?, do prof. Adalmir Marquetti, que, assim, entra na dança!

DdAB
P.S. Tirei da Wikipedia:
While in Manchester between October and November 1843, Engels wrote his first economic work, entitled "Outline of a Critique of Political Economy." Engels sent the article to Paris, where Marx published it in the Deutsch–Französische Jahrbücher in 1844.

P.S.S. Pelo que de melhor posso julgar, aqui temos a tradução ao brasileiro de 1979. Parece óbvio que, se eu soubesse naquele dia o que sei agora, teria inserido-a na lista de leituras daquele curso em que pontificava o livrinho "Introdução à Teoria Econômica Marxista", de Ernest Mandel (você pode baixá-lo clicando aqui). 

P.S.S.S. E tenho aqui um índice das publicações em que comemorei os aniversários de Marx, desde 2013. Ao ligar-me agora nos 200 anos de Engels, fiz minha autocrítica: nunca pensei que Friedrich Engels fosse uma pessoa diferente de Karl Marx. O que vou fazer, assim como -presumo- milhares de outros terráqueos é procurar outra biografia de bom pedigree e lê-la compulsivamente. 

P.S.S.S.S. Acrescentei em 29/nov/2020: Tenho mais sobre Friedrich Engels e seu amigo Karl Marx e aquele apêndice aos "Manuscritos Econômicos e Filosóficos" e que pode ser visto ao clicar aqui.

Nenhum comentário: