12 maio, 2020

Heródoto Merece Respeito, Bolsonaro!





Interesses materiais (R$ 10,00) levaram-me a adquirir o livro:

KAPUŚCIŃSKI, Ryszard (2006) Minhas viagens com Heródoto; entre a história e o jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras.

Um livro fascinante que me deu lições fascinantes, se não me faço redundante. Tanta coisa... Decidi fazer uma postagem brincando com a estupidez do presidente da república e seus acólitos. Tentando assenhorear-me do cerne do livro do, como vim a entender ser seu prenome, Ricardo, fui direto para a Wikipedia e entendi que a melhor solução para mim é ir direto ao assunto, pois -outra fonte- dá 2.8 milhões de entrada para "Heródoto". Só para contar 1, 2, 3, ... 2.799.999, 2.800.000, levaria quase um dia e meio.

Então decidi ser rasteiro, como o presidente da república, claro. Mas não posso ser tão naïve quanto o pinta. Então direto lembrei de uma postagem (aqui: https://19duilio47.blogspot.com/2013/04/os-sete-orificios-da-cabeca.html) em que comento o que é ciência e o que não é. E o caráter evolutivo da ciência que nos leva a pensar que os antigos diziam cada barbaridade. E nunca que os pósteros pensarão o mesmo de nós, claro. Da postagem e do livro de Rubem Alves, destaco uma citação:

Existem sete janelas na cabeça: duas ventas, duas orelhas, dois olhos e uma boca. Do mesmo modo, existem no céu duas estrelas propiciadoras, duas desfavoráveis, duas luminosas e uma só indecisa e indiferente, que é Mercúrio. Daí e de muitos outros fenômenos semelhantes da natureza (sete metais, etc.), que seria fatigante enumerar, concluímos que o número dos planetas é necessariamente sete... Além disso, os satélites são invisíveis a olho nu, logo não podem ter influência sobre a Terra, logo são inúteis, logo não existem.

Pois então, e apenas então. Nosso amigo, polaco Ricardo, na página 204, cita Heródoto:

De minha parte, não posso deixar de rir quando vejo os que descreveram a circunferência da Terra pretenderem, sem atender à razão, ser a Terra redonda, envolvida pelo oceano de todos os lados, e a Ásia igual  à Europa. [...]

Moral da história: devemos tratar Heródito e Francis Bacon com o maior respeito. E não posso deixar e rir por tratar Jair Bolsonaro com o maior desprezo.


DdAB
P.S. O mapa principal veio daqui=
http://www.mapas-historicos.com/cartografia-historia.htm, que também forneceu o que vemos acima de minhas iniciais. Diz ali mesmo na figura tratar-se do "mapa de Eratóstones". Sabemos que 200 anos antes de Cristo, a moçada já sabia que a Terra é esferóide.
P.S.S. No outro dia, comentei o que Bolsonaro fez ao ler minha postagem em que eu referia uma citação que se espalhava pelas páginas 215-6, ele pensou ser 209. E agora não precisou de calculadora, afirmando, com orgulho, que a página que refiro é 204, dizendo: "Agora entendo, 204-0=204."

Nenhum comentário: