05 maio, 2020

Marx 202


Já anunciei tratar-se de um TOC. Há alguns anos venho comemorando o aniversário de nascimento de Karl Heinrich Marx (05.05.1818). E, se o TOC estivesse estragado (o que não estava...), recebi o convite do Facebook para publicar uma lembrança de três anos atrás.
Lembro que, dias atrás, eu falava na definição dada por eles (Marx e Engels) do valor de uma mercadoria:

V = c + v + m,

valor V, capital constante c, capital variável v e mais-valia m.

E desconheço outra definição em economia que tenha mais implicações que esta e suas derivações, como a taxa de lucro r = m/(c+v), para explicar o desenvolvimento do modo capitalista de produção e seu eventual ocaso.

De minha parte, há anos inventei uma brincadeira sugerindo que o capitalismo acabou há mais de 15 dias. Isto me dá certa folga para dizer que vivemos hoje em outra formação econômico-social que requer todo nosso engenho para não nos enganarmos. Primeiro: socialismo não dá pé hoje, pois nem a humanidade inventou instituições que o apoiem, nem os sistemas acabam por decreto, como exemplifico com o sistema da língua esperanto. Ademais, não devemos esquecer que as ditaduras sangrentas contemplam entre seus contemplários a União Soviética e a China.

E que sobra do marxismo? Muita coisa, tanta coisa que me retiro da tentativa de listar e passo a bola ao refinado prof. Adalmir Marquetti.

DdAB

Nenhum comentário: