12 outubro, 2019

Mais Novidades: o governo é importante...


Nenhuma descrição de foto disponível.

Do mural do Facebook de minha amiga Rosemary Fritsch Brum, copiei este quadro supermaneiro. De sua parte, ela copiou do mural de Ane Arduin (11/out/2019, tipo 14h00. Aeee, eu peguei esses dados e os coloquei lado a lado com o índice de Gini da distribuição da renda dos países correspondentes.


Não fiz nenhum cálculo nem gráfico, mas parece que temos uma regularidade. Esse exame perfunctório leva-me a crer que, como na postagem à qual remeto no rodapé, a correlação entre o emprego no setor público como fração da população e o índice de desigualdade de Gini da distribuição da renda é imponente.

Claro que ficam pendentes muitas clarificações, como é o caso do período a que se referem as duas variáveis, o que é emprego público, se a renda capturada pelo Gini é a mesma, tipo, depois de correções para o gasto público e a tributação, essas coisas.

DdAB
P.S. Eu já trabalhara  com uma amostra um tanto maior aqui.
P.S.S. O título é de uma obviedade constrangedora. No Brasil, a malta que assaltou o poder (pudera, 57 milhões de votos) é ignorante em matéria da teoria da escolha pública e não tem qualquer apreço pela promoção da sociedade igualitária. Ou seja, despreza o emprego público e tudo o mais que diga respeito aos "de baixo".

Nenhum comentário: