22 abril, 2019

Moro Carece de Chuveirada: usurpando funções


Título um tanto enigmático, admito. É que andei lendo (e já não mais aguentei, relegando/delegando para um certo futuro) dois contos do livro "Duas Fantasias Memoráveis", de autoria de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares, enfeixados no primeiro volume das "Obras em Colaboração" de Jorge Luis Borges, Rio de Mouro: Teorema, 2002. Tradução de Serafim Ferreira. Aí achei um trechinho que rima esplendorosamente com as manias do ministro Sérgio Moro, cujo cachorro, bem sabemos, tem uma carteirinha do PSDB com sua foto, do bicho e não do apoliticado ex-juiz

Então na página 103, li:

[...] finalmente, vi o mago, que depois de ajudar Nemirovsky, correu até à casinha do fundo e salvou Fang She, cuja felicidade nessa noite não era total por obra e graça da febre dos fenos. Esse salvamento revela-se mais admirável se minuciosamente indicarmos as vinte e oito circunstâncias que o distinguem, e delas só exporei quatro, em virtude da mesquinha brevidade [e eu apenas referirei a quarta delas]:

"d) Assim como no corpo do homem o dente não vê, o olho não arranha e a pata não mastiga, no corpo que por convenção chamamos de 'país' não é decente que um indivíduo usurpe a função dos outros. O imperador não abusa nunca do seu poder e fecha as ruas; o presidiário não compete com o andarilho e desloca-se em todas as direções. Tai An, ao resgatar Fang She, usurpou as funções dos bombeiros, com grave risco de os ofender e de eles o encharcarem com suas caudalosas mangueiras.

Parece óbvio que as analogias são gritantes. A primeira é que havia mais de 28 circunstâncias atenuantes para os conspiradores não trancafiarem Lula. Mas eles, com aquela balela que alguns consideram saber jurídico, negaram-se a considerar o princípio da gradação das penas. Tá na cara que Lula "não é qualquer um", ele é um ex-presidente da república e bem que -mantendo a farsa- poderia ser condenado a cumprir a pena a que -injustamente- o condenaram em velocidade sideral em casa, uma prisão domiciliar. Mas, não. Não poderiam deixá-lo na prisão domiciliar, sob pena de serem declarados isentos. E eles não queriam isto. Queriam mostrar-se subservientes às ordens do imperador, seja ele quem quer que seja. Em resumo, eu diria haver pelo menos 56 circunstâncias e não apenas 28. Ou 580. Uns doidos.

Depois, Moro, ao exercer o papel desde o chefe de polícia ao juiz compenetrado (?), julgando, acusando, defendendo, condenando, vendo agravantes, agravando visões, estava usurpando funções até dos bombeiros, merecendo uma chuveirada. Esta inegavelmente iria fazer-lhe bem, pois aura cheia de nódoas como ele só mesmo o cachorro peessedebista.

DdAB
P.S. Na imagem que recolhi de um filminho do YouTube, temos um bilhetinho para o juiz ou seu cachorro, que se encontra escondidinho, de sorte que não podemos ver seu crachá do PSDB.

Nenhum comentário: