25 fevereiro, 2019

Um Besteirol sobre a Cíntia e a Unisinos


Querido diário:

Sabemos que, com afeto, costumo designar o jornal nanico porto-alegrense Zero Hora como Zerro Herra. E não é em resposta a sua taluda qualidade... Em compensação, hoje temos aquela coisa de novilíngua protagonizada pela Unisinos, a vetusta universidade dos jesuítas, hoje em dia, aparentemente  mais apaziguados, menos letais.

Mas beiram a pasmaceira, pois acabam de anunciar o fechamento de sua orquestra e seu coral, uma de 23 anos de idade e o outro com 53 anos cantando e encantando (lugar comum infame criado intencionalmente). E por falar em pasmaceira e sua quebra, lemos também no exemplar de hoje do segundo caderno uma crônica assinada por Cíntia Moscovich, já a meio do caminho entre o ingresso no jornal e a demissão por justa causa.

É que a coroa escreve uma espécie de "Crônica da Sagrada Terra de Israel". Hoje ela faz o elogio da obra "Judas", de Amós Oz, falecido -segundo ela- em dezembro do ano passado e que, apenas agora, coube-lhe homenagear sua memória. 
No outro dia, ela reclamou de um artigo de terceiros que regretava (anglicismo proposto) a posição racista de Monteiro Lobato (mas juro que nunca o discurso direto). E, emocionada com sua própria argumentação, alinhou razões em favor da mudança da data convencional brasileira da abolição da escravatura, antecipando-a para 1882, seis aninhos que poderiam ter salvo muita gente da tortura e da morte. Talvez a macróbia estivesse confundindo esse 1882 com 1982, ano em que, depois de passar pela Unisinos e UFSC, voltei à UFRGS como professor do departamento de economia. Vai saber...

E por falar em jesuítas, vejamos a nota vazada em novilíngua da Unisinos informando que, mantendo o foco na exuberância acadêmica que caracterizou minhas aulas, fecha a orquestra, mas mantém aberta (pena que agora não conte com minha magistral presença) um projeto -que não tinha entrado na história- de atendimento a 120 pimpolhos na busca de Euterpe. Sejamos literais:
"Reafirmando seu foco na excelência acadêmica, a Unisinos informa que está descontinuando as atividades da Orquestra Unisinos Anchieta e do grupo de coros. No entanto, mantém seu compromisso com o incentivo à cultura através do Projeto Vida com Arte, que atualmente atende 120 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, uma iniciativa que tem promovido a inclusão social e cultural através da música."
Aqueles dois "através" ali não são novilíngua, mas português brasileiro, pelo menos é o que me pareceu quando fiz com que a manteiga que passava em meu pão-com-manteiga derrapasse e enodoasse a própria meia-taça que levava aos lábios. You know, you never know (isto não é um cachimbo e, menos ainda, um anglicismo)...

DdAB
Texto originário do Facebook. A imagem é uma pacífica fogueira de São João que -salvo melhor juízo- não queimou ninguém.

Nenhum comentário: