25 julho, 2012

Mending Mendes, but not only

Querido diário:
O interessante é que fiquei tão estupefasto com as últimas novidades do jornal que tentei fazer um título com o nome do ministro Mendes Ribeiro e me veio a palavra "conserto" (mending) da língua inglesa. De onde tenho tirado Mendes para ser a fundamentação material do concreto pensado que uso utilizar para postar quase que diariamente aqui neste espaço? Sua enturmação na campanha Serra-Dilma (Facção Dilma) naquelas eleições, o destaque recebido por ela. E, finalmente, duas referências na imprensa sobre a enorme liderança deste homem urbano, de especialidade em política, para gerir a agricultura brasileira. As referências remetem às futuras eleições para governador do Rio Grande do Sul. Ainda faltam dois anos para o home, mas parece que tudo está sendo jogado nas eleições municipais, ainda que falte meio ano de mandato para os home.

A desfaçatez é milenar. Tantas são as pontas que apenas mending them é que teremos decência. No caso, de um político da escol de Mendes Ribeiro, o que precisamos é:
.a. uma boa administração pública (funcionários de carreira) lá no Ministério, para que um ministro não possa mudar substancialmente as políticas decididas na lei do orçamento;
.b. um bom governo paralelo (funcionários de outras instâncias da vida política brasileira) que serão 'assessores' dos partidos políticos, para formarem seus planos de governo just in case.

Se tudo está claro, o papel de Adão Vilaverde nas eleições para prefeito de Porto Alegre será retirar votos dos verdadeiros candidatos Fortunatti e Manoela, portando decidindo a eleição sobre quem será o primeiro. A dialética eleitoral indica que, por roubar votos do que lhe é mais próximo, sua participação na eleição será de ajudar a eleger o que lhe é mais distante.

N caso de Mendes, há também milhares de candidatos para o cargo a que ele tem-se oferecido: governador do RGS, sucessor de Tarso Genro. Tem a Manoela, tem o Fortunatti, tem a Ana Amnélia Lemos. E, claro, tem muito mais gente na moita.

DdAB
Imagem aqui.

Nenhum comentário: