12 agosto, 2020

Mais Trovas: Cego Aderaldo, José Pretinho e eu

Famosos Que Partiram: Cego Aderaldo

Confinado, lembrei daquela trova entre Cego Aderaldo e José Pretinho. Segundo minha memória recoleta do show que Ary Toledo fez em Porto Alegre, digamos, em 1966, José Pretinho tinha tudo para perder. Sua primeira intervenção foi:

Cego, a minha toada

É um trabalho garantido

Você pra cantar mais eu

Precisa ser aprendido

Queira Deus que me acompanhe

Pra cantar neste gemido.

Como falei, Zé Pretinho já entregou o jogo, pois Cego Aderaldo respondeu:

Se gemer for cantoria,

Tu és um bom cantador

Pois gemes perfeitamente,

No gemido tens valor.

Quem a paca cara compra paca cara pagará.

Zé Pretinho se atrapalhou com esse trava-língua. De minha parte, naquele tempo, eu estava para ser reprovado em Física no terceiro ano colegial e desafiei a professora: quem calcula a carga em Coulomb carga em Coulomb calcula. Ela balbuciou: "Newton, ação e reação, lei de Coulomb", mas, reconhecendo-se incapaz de reproduzir ou fazer algum variorum, aceitou a derrota diplomaticamente. Fui aprovado.

DdAB


Nenhum comentário: