31 janeiro, 2010

Segundo Dedo Longo

querido blog:
aqui na margem mais ocidental do Mar Adriático fez um domingo às vezes ensolarado. agora chove, mas chove, chove e choverá em todos os lugares deste desabrigado e desabrido planeta. seja como for, parece que as pegadas que andamos plantando por aqui e por ali deixaram algum/s registro/s. no caso, eu queria comentar o significado astronômico e astrológico do segundo dedo do pé.

terei ouvido que a Sra. Nadir (de Tal) estaria fadada a mandar no marido, por ter nascido com dois dedos do pé (ambos), o adjacente e o que lhe é adjacente, mais compridos do que os demais, inclusive o próprio hálux. de minha parte, minha mulher manda em mim, mas faz-me algumas vontades (servidão voluntária?) que embasbacaria as feministas mais combativas e mesmo os homens basbaques. não mais de 20 ou 30 anos atrás, deu-se um diálogo que não posso manter inédito para as ondas mundiais. esparrafachava-me em uma cadeira de praia, com uma sede dos diabos, mais fácil Cristo sair da cruz do que eu levantar-me dali. pedi a minha bonecra:

-trar-me-ias uma estupidamente do congelador?

ao voltar com a geladésima, a Sra. Zenite, nossa convidada para aquele período praiano (no Hemisfério Sul), indagou-lhe:

-por que que tu busca estas coisa para o Negrone? (supondo que a personagem [realíssima] que agora descrevo assim se chamasse).

a boneca disse apenas:

-porque ele pediu.

mesmo sabendo ter colocado tudo a perder, a Sra. Zenith indagou-me:

-e tu, por que que tu pede?

não que eu seja malvado, mas não tive contemplação e respondi um tanto secamente para quem ingeria uma mofada de tão molhada:

-porque ela tráz.
DdAB