23 maio, 2009

Eles Erraram!

Querido Diário:
O mar, como sabemos, não está para peixe. Seguria a história dos açudes, pois fixo-me na p.3 do jornal Zero Hora, que ouvi chamarem de ZeroHerra, pois escandiriam-lhe o mote: "Eles erraram!", pois não sabem a posição correta das ênclises e nem das mesóclises... Por isto, levaram-me a criar o MFP - Movimento 'Me Faz Próclise, Te Chamo de Castelhano'.

Vivem errando, aqui e ali, que volta e meia deixo que isto deixe de ser assunto. Hoje encontrei dois probleminhas na p.3 que não podem ser completamente chamados de erro, mas -seja como for- certo é que tampouco poderemos dizer que é: peixes, açudes, porcadas? Seja como for, a efígie acima é de uma postagem assinada como: "Enfim, comida impecável. Mas o serviço não foi condizente. Claro que eu já estava bem brava e reparando em qualquer picuinha para botar defeito, mas eles erraram até a ordem dos garfos na mesa:"

Como tratar garfos e estas formas cacofônicas, como morcilha, como porcada, como me movo e como me comovo?

Tempos atrás, li que ninguém deve preocupar-se com as cacofonia. Veja bem, veja lá:
.a. "[...] quando sereão escolhidos os candidatos que vão concorrer por cada partido." Porcada uruguaia? A notícia diz respeito aos vizinhos.

A lista chegou ao Brasil para começar a salvar a política? E por que, se a queriam salvar, não começam a reforma com o voto distrital voluntário?

.b. "O tratamento contra o câncer de Dilma Rousseff tem sido tratado majoritariamente como fato político [...]." Pegueirão no Aurelião o listão que seguirão abaixão:
[Do lat. tractare.]
V. t. d.
1. Fazer uso de; usar, praticar: 2
2. Manusear, manejar, manear.
3. Travar ou manter relações com; freqüentar: 2
4. Discorrer verbalmente ou por escrito acerca de; expor, explanar: 2
5. Discutir, debater, questionar: &
6. Fazer por curar ou por paliar; cuidar de; medicar: 2
7. Ajustar, acertar, combinar, concertar, pactuar: 2
8. Dedicar-se a; cultivar: 2
9. Sustentar, alimentar, nutrir: 2
10. Preparar [carne, peixe, etc., ou determinado peso (25)] para o cozimento, ger. limpando, e/ou cortando e temperando: 2
V. t. d. e i.
11. Combinar, ajustar, concertar, pactuar: 2
12. Acolher, receber: 2
13. Aplicar medicamento, ou penso1 (2), etc.: 2 2
14. Modificar, transformar, por meio de um agente: 2
V. transobj.
15. Dar certo título, cognome, alcunha ou tratamento: 2 2
V. t. i.
16. Discorrer, falar: 2 &
17. Cuidar, ocupar-se: & 2
18. Ter por assunto, por objeto; versar, constar: 2
19. Fazer preparativos; preparar-se: 2
20. Conversar, palestrar: & 2
21. Ter conhecimento; manter relações; conviver: 2
22. Portar-se, proceder, avir-se, haver-se: 2
23. Promover os meios para; esforçar-se por: 2
24. Tratar com medicamentos e/ou por outros meios; cuidar: 2 2 &
25. Negociar, comerciar: 2
V. p.
26. Cuidar da própria saúde: 2 &
27. Cuidar da higiene corporal, de vestir-se bem, da boa aparência; cuidar-se.
28. Sustentar-se, alimentar-se; nutrir-se: 2
29. Alimentar-se ou nutrir-se bem, com requinte: 2
30. Manter relações entre si: 2
31. Dirigir mutuamente (um tratamento): 2

[Pres. ind.: trato, etc.; pret. imperf. ind.: tratava, .... tratáveis, tratavam. Cf. trato, adj. e s. m., e tratáveis, pl. de tratável.]

Dava para usar um sinônimo do "tratamento" "tratar-se" de "tratados" "tratativamente" dilmáticos, não dava, língua avara?

Sobre "por cada", no site fiz milhares de tentativas de esgotar todas as formas não-cacofônicas alternativas. Vim a entender, com base em um teorema simplezinho, que não há limite. Há efetivamente infinitas formas de expressar uma idéia sem invocar a porcada. "Por cada partido" será ironia com relação aos ladrões que infestam os partidos políticos da Banda Ocidental do Brazil? Que seria de "por partido", sem o "cada"? O vizinho Cortázar diria: "candidatos que se deixam escolher por cada partido"? Claro que não! Diria, talvez, ele: "por indicação de cada", algo assim, como sempre digo, há milhares de formas alternativas de corrigir uma burrada, inclusive milhões de outras...

Sobre garfos, é evidente que o tenedor do peixe deve postar-se à esquerda do tenedor dos vermelhos, depois vindo a colher (paralela à ao lado da mesa sobre o qual postamo-nos perpendicularmente, ou melhor, nossos olham o horizonte fazendo uma linha horizontal que será paralela à aresta do paralelepípedo retângulo representado pelo tampo da mesa). No caso da colher, o cabo fica na direita e a concha na esquerda, exceto para os convidados mancinos, quando esta posição deverá ser invertida, que eles mesmos são lá uns invertebrados. Não é inverter no sentido de deitar a parte convexa da concha da colher sobre o lado de cima do planeta, mas de direita-esquerda, esquerda-direita, como Dilma Linhares e milhares de outros.

Abraços abeijolados
DdAB

Nenhum comentário: