19 agosto, 2022

Elitismo Desfeito

 


(já vou informando: o marcador desta postagem é Besteirol, por contraste à imagem da Wikipedia que selecionei para ilustrar a tensão criada por Bolsonaro)

Primeiro:

Nestes tempos de pandemia, caí mais fundo nas leituras de duas ou três obras de Amartya Sen. Em setembro de 2018, aqui no blog, citei seu livro "The Idea of Justice", que andei reputando como o mais interessante que li na vida. Na Pandemia vim a ler mais alguma coisa. E tudo me faz rever o conceito de "abordagem das capacitações". Por sinal, li em Flávio Comim que aquele "capability" da língua inglesa foi-lhe desvelado pelo próprio Sen como sendo a cruza de capacidade com habilidade, uma chave do entendimento da abordagem.

Nesse clima de capabilidades e na leitura de "Home in the World" que sigo fazendo agora, ressalta a ideia de que o homem não pode ser entendido sob uma única perspectiva, digamos, "o cara é bolsonarista". Ele terá muitas outras dimensões que podem ter relevância para algo, quando não seja para sinalizar com uma luz vermelha. Bate na mulher? Bebe? 

Eu de minha parte, tenho várias, por exemplo, professor de economia política, ex-corredor de rua, torcedor simultaneamente para o Grêmio e o Internacional, da seleção brasileira de futebol, admirador do vôlei feminino na TV, cozinheiro especializado em molho de macarrão, e por aí vai.

Segundo:

Aliás, antes de ler Sen e a abordagem das capabilidades, no bar do bairro, desenvolvemos uma teoria tetra-dimensional para descrever namoros de adolescência, usando quatro critérios, quatro dimensões para descrever o objeto do amor, e não dezenas delas, como ilustrei com minha humilde pessoa:

PESO     ALTURA     SALÁRIO     IDADE

Faltaram atributos, é óbvio. Por exemplo, grau de instrução, mas o garçom salvou o modelo tetra-dimensional da escolha de namorada argumentando que existe enorme correlação entre salário e grau de instrução: nunca vimos um analfabeto, exceto o presidente da república, ser eleito para presidente da república, hehehe. Ou seja, tendo passado uma temporada nos EUA fritando hamburgers, o garçon falou em inglês: o salário é uma proxy para o grau de instrução. E já foi traduzindo

WEIGHT     HIGHT     WAGES     AGE

Mas ele mesmo indicou que outras dimensões, a rigor, quase todas correlacionadas entre uma ou outra das quatro modeladas, como religião, clube de futebol do coração, residência no verão, elegância ao trajar, prodigalidade ao dar gorjeta, etc.

Fiquei pensando em solicitar a assessoria do prof. Adalmir Marquetti para modelar quantitativamente essa viagem toda cujo significado político é inegável: se todo mundo tem diferentes dimensões a dar título a seus atributos, não há como manter critérios univariados que invariavelmente são elitistas.

DdAB

Nenhum comentário: