23 janeiro, 2021

Os 57 milhões e as 46 milhonas

 


Falo sobre milhões: 57 milhões de eleitores de Bolsonaro e 46 milhões de vacinas encomendadas e refugadas pelo presidente. No Facebook, vejo este manifesto, solicitando que seja passado adiante. Trouxe-o para cá, a fim de lembrarmos, quando o procurarmos no motor de busca do próprio blog, destes tempos amargos, os tempos de Bolsonaro, os tempos de Temer, os tempos do segundo mandato de Dilma. Tempos tristes, tempos que requerem mudança, como todos os tempos, embora as mudanças por que clamo agora sejam necessariamente pensadas, planejadas, organizadas, buscadas, louvadas. A primeira, claro é pensar numa frente ampla, varrendo das esquerdas até o centro.

Eis o manifesto editado por mim aqui e ali:

Estou pensando que não dá pra acreditar que esse governo segue, com tanto sangue nas mãos já devia ter sido afastado para garantir a VIDA! É a Vida ou o bolsonaro!!! 
Em abril de 2020 o Brasil foi convidado a fazer parte da Covax, a Aliança Mundial de Vacinas, uma coalizão de 165 países para garantir vacina contra a Covid-19. Pelas normas da Covax, o Brasil poderia encomendar mais de 200 milhões de doses (o equivalente à 50% da população brasileira). Pela sua população o país automaticamente estaria entre os 5 primeiros países a receber as vacinas. Em 04 de maio o presidente Jair Bolsonaro se recusou a fazer parte da Covax.
Em 15 de agosto de 2020 a gigante estadunidense Pfizer procurou o governo brasileiro para oferecer a venda de 70 milhões de doses da vacina. No e-mail enviado pela Pfizer havia a garantia que estes 70 milhões estariam à disposição do Brasil ainda em dezembro de 2020. Segundo Carlos Murillo, CEO da Pfizer, a empresa nunca obteve uma resposta do governo brasileiro.
Em 20 de outubro de 2020 o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello anunciou a compra de 46 milhões de doses da Coronavac. Em menos de 24 horas após o anúncio do Ministro da Saúde, o presidente da República, Jair Bolsonaro desautoriza Pazuello e suspende compra da vacina CoronaVac.
Se você está comemorando os 6 milhões de doses (que não foram suficientes nem para vacinar metade dos profissionais da saúde na linha de frente), lembre-se que poderíamos estar realmente saindo desta pandemia com os 316 milhões de doses que o presidente Bolsonaro se recusou a comprar!
Para ficar bem claro: 6 milhões de doses foram suficientes para vacinar 1,4% da população! 316 milhões de doses seriam suficientes para vacinar 78% da população! Com estes 316 milhões de vacinas importadas, o Instituto Butantan e a Fiocruz teriam tempo de sobra para produzir as 12% de doses que faltariam para vacinar todos no Brasil (e ainda aquecer a economia com a exportação das doses excedentes). Ou seja, se você ainda não tem a mínima ideia de quando será vacinado, agradeça ao presidente Bolsonaro.



Aqui termina o manifesto. E eu me assino:

DdAB

Nenhum comentário: