23 agosto, 2018

Educação é 2 ao Cubo, isto é, 8


Querido diário:

Educação é 2^3, dois ao cubo. A figura mostra a forma oficial da operação com potências. Quem sabe se esse 2^3 é 2 x 2 x 2 = 8? Quem sabe que 2^3 é o mesmíssimo dois ao cubo na linguagem Fortran? Quem sabe se aquela convenção de escrever o trezinho acima do 2 é que o número 3 é o expoente do número 2? Quem sabe que "quem" é pronome? Quem sabe que os advérbios de lugar não têm plural? E nem singular? E que todos os demais advérbios tampouco têm singular ou plural?

Acabei de ler no jornal Zero Hora (nem sempre o epíteto é Zerro Herra), em sua página 12, uma entrevista da sra. Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento de líderes empresariais voltado a promover a elevação da qualidade do ensino. O jornal fala em "aprendizagem", mas - como sabemos- educação = ensino + aprendizagem. A gentil senhora dá uma entrevista que ocupa quatro colunas em cinco. Li diagonalmente, mas achei que a chamada feita para o restante da entrevista diz: "Precisamos de governos que tenham obsessão pelos resultados da educação". Eu diria que existe um absoluto consenso mundial que a educação está em primeiro lugar. Para um social-democrata/igualitarista de meu porte, os três níveis da educação chamados de ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, além do estudo de pós-graduação strictu e latu sensu, devem ser gratuitos. A universidade: gratuita, a creche, a pós-creche, o ensino de adultos, crianças e meia-idade. Tudo tudinho deve ser gratuito. Um fundo nacional de educação, criado na linha do que já ouvi Cristóvão Buarque falando: tudo federalizado, tudo na conta do tesouro nacional.

Parece que foi no mural ou no blog de Flávio Comim que li um contrafactual pavoroso. Em minhas palavras, digamos que essa turma decidiu fazer um projeto piloto de educação decente na Vila Cruzeiro de Porto Alegre (que seus habitantes não se ofendam). Então começa pelos tênis das crianças ou as pias dos banheiros ou o salário decente aos professores, ou a pavimentação dos passeios e ruas, ou os assistentes sociais daquela criançada, também atendendo os familiares, psicólogos, dentistas, e por aí vai.

É matemático: dadas as propriedades do número oito (um vezes dois na três, a unidade, a dualidade e a filosofia platônica), recomendo que façam uma lei proibindo que as turmas tenham mais de oito alunos!

DdAB

Nenhum comentário: