21 março, 2017

A Carne e a Gula

Querido diário:
Acabo de dar à profa. Geni De Sales Dornelles a seguinte definição de pleonéxia:
Característica de uma pessoa que pensa erroneamente estar credenciada a uma parte maior do excedente econômico de uma comunidade do que aquela que legitimamente lhe cabe.
Não se trata de uma invenção minha, pois tenho a lembrança de a ter lido em um livro de capa amarelinha. Por exemplo, no churrasco, sofre de pleonéxia o político que avança sobre os cortes que cabem por obviedade a outros.
No caso dos frigoríficos, a quantidade de agentes portadores de pleonéxia é estonteante. Neguinhos da polícia que participam de concurso de beleza disfarçado de busca de eficiência. Neguinhos dos frigoríficos que subornavam os neguinhos da fiscalização indicados pelos neguinhos da política.
Fala-se que a imagem do Brasil no exterior foi abalada pela divulgação da ação dessa corja. E nem se falou na corja da soda cáustica no leite, da corja do roubo das merendas no RGS e SP, no roubo das licitações do metrô, de Furnas, uma sem-vergonhice generalizada.
E não deveria ser divulgado? Acho interessante que a corrupção, o tráfico de influência, a falta de fiscalização do imposto de renda a sinais de enriquecimento ilícito, o conjunto das mazelas brasileiras que leva o país a exibir uma desigualdade escandalosa em todas as suas dimensões (pobre é mais pobre, mais doente, mais ignorante, mais preso, mais criminoso, etc.) não sejam vistos como deletérios à imagem auri-verde.
DdAB
P.S. Achei que o garçom é meio parecido com o Sérgio Moro, que -como sabemos- "juiz Moro é oximoro".
P.S.S. e trouxe este desabafo do Facebook. Nem falei que, por pirraça, fui olhar aqui a definição de 'pleonexia'. Pois ele -dicionário- corrigiu para 'pleonéxia', que aceitei até que, se for o caso, a profa. Brena Fernandez, já de volta ao Brasil, corrija.
P.S.S.S. Curiosidade algorítmica: ao digitar 'pleonexia' no mural da profa. Geni e aqui no P.S.S. e agorinha, tudo ficou sublinhado de vermelho. Ao digitar 'pleonéxia' dá como palavra aceita pelo mr. Google.
P.S.S.S.S. Andando mais fundo, olhei a Wikipedia aqui. Declaro, sob as penas da lei, que algum tempo (alguns anos, talvez) atrás, olhei lá e nada encontrei.

Nenhum comentário: